Procon identifica variação de até 57% no preço de ovos de Páscoa

Levantamento do órgão também aponta 67% em bolos e 60% em caixas de bombons

ter, 27/03/2007 - 17h15 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP pesquisou produtos de Páscoa e identificou uma variação de até 57% no preço de ovos, 67% em bolos e 60% em caixas de bombons. O levantamento ocorreu entre os dias 12 e 13 e abrangeu dez estabelecimentos comerciais, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo, a partir de uma lista de 116 itens.

Os produtos de Páscoa retratam um mercado bastante diversificado, com mercadorias específicas de cada fabricante, o que impossibilita uma comparação de qualidade e, portanto, de preços entre as diversas marcas. A comparação se restringe, então, ao mesmo produto ofertado nos diferentes estabelecimentos comerciais.

A pesquisa revela, por exemplo, que o estabelecimento “A Chocolândia” (Região Sul) foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço ou igual ao preço médio apurado (53 produtos de 101 encontrados).

O levantamento reserva boas notícias aos consumidores. A primeira é que os bolos de Páscoa e bombons registraram queda em relação ao mesmo período do ano passado (3,73% e 3,09%, respectivamente). Outra é que, apesar de estarem mais caros, os ovos tiveram um aumento dentro da margem da Inflação (3,14%). O Índice de Preços ao Consumidor – IPC da FIPE -, referente ao período de março de 2006 a fevereiro de 2007, registrou uma variação de 3,08%.

O Procon-SP orienta que os consumidores devem ficar atentos às especificações contidas na embalagem: prazo de validade, composição e peso líquido do produto. É importante saber, ainda, que a numeração indicada na embalagem do ovo não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

Confira tabela com a pesquisa de preços do Procon-SP

Veja orientações para compras de Páscoa

Da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania