Procon: Fundação quer identificar problemas dos mutuários do SFH

O objetivo é verificar quais os principais problemas dos mutuários residentes em São Paulo

ter, 08/08/2006 - 19h52 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP mantém um núcleo para conhecer o perfil do superendividados do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O objetivo é verificar quais os principais problemas dos mutuários residentes no Município de São Paulo.

Para tanto, o Procon disponibilizou um questionário nos postos de atendimento pessoal do Procon-SP e no site (www.procon.sp.gov.br) . Os formulários preenchidos podem ser depositados em urnas situadas no próprio posto ou enviados pelo correio com postagem paga.

Por meio do núcleo, o Procon-SP pretende identificar a origem dos conflitos decorrentes dos contratos do SFH, a fim de estudar medidas e ações que possam atender as necessidades dos mutuários.

Embora a Fundação não acolha reclamações sobre o assunto, sempre recebeu solicitações de consumidores que buscam orientações e atendimentos que solucionem problemas junto aos agentes financeiros do SFH, como possíveis irregularidades no contrato; aumento de prestações; cláusulas abusivas; resíduos elevados que inviabilizam a quitação; entre outros.

A partir do resultado obtido, o órgão definirá de que forma prestará atendimento ao mutuário do SFH na compra de seu imóvel que contemple não só as infrações ao Código de Defesa do Consumidor, mas também os vários fatores que influenciam a compra, para torná-la mais vantajosa do ponto de vista econômico.

Os formulários estão disponíveis nos postos do Poupatempo Sé (Pça do Carmo, sem nº), Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (estação Itaquera do metrô). O site da Fundação é o www.procon.sp.gov.br.
 Do Procon