A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo do Estado de São Paulo, organizou na sexta-feira, 28 de abril, a segunda reunião preparatória para o seminário que terá como tema a Publicidade Discriminatória, no dia 12 de maio.
Na ocasião foram abordadas questões relativas à organização do evento que terá como foco principal a assinatura de documento contra a publicidade abusiva e discriminatória, elaborado pelo Procon-SP, em conjunto com as entidades e lideranças da sociedade civil.
Alguns tópicos debatidos foram:
– Difusão de estereótipo e clichês em peças publicitárias, incentivando a “coisificação” da pessoa humana;
– Diversas formas de discriminação veiculadas na mídia;
– Definição do termo pornografia, quando relacionado a publicidade;
– Maior rigor no cumprimento das leis que regulamentam a atuação das empresas publicitárias e concessões públicas.
O documento será finalizado no próximo dia 4. Até essa data serão aceitas sugestões para alteração e inclusão de itens, que ainda não tenham sido definidos na pauta de hoje.
Os trabalhos deram continuidade às discussões iniciadas no dia 21 de março e contaram com a participação da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Differential, Fatecafro, Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa, OAB/SP, Senac, SOS Racismo, União de Mulheres de São Paulo.