Procon: Documento contra publicidade discriminatória é discutido em reunião

Esta foi a segunda reunião preparatória para o seminário que terá como tema a Publicidade Discriminatória, no dia 12/5

ter, 02/05/2006 - 12h38 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo do Estado de São Paulo, organizou na sexta-feira, 28 de abril, a segunda reunião preparatória para o seminário que terá como tema a Publicidade Discriminatória, no dia 12 de maio.

Na ocasião foram abordadas questões relativas à organização do evento que terá como foco principal a assinatura de documento contra a publicidade abusiva e discriminatória, elaborado pelo Procon-SP, em conjunto com as entidades e lideranças da sociedade civil.

Alguns tópicos debatidos foram:

– Difusão de estereótipo e clichês em peças publicitárias, incentivando a “coisificação” da pessoa humana;

– Diversas formas de discriminação veiculadas na mídia;

– Definição do termo pornografia, quando relacionado a publicidade;

– Maior rigor no cumprimento das leis que regulamentam a atuação das empresas publicitárias e concessões públicas.

O documento será finalizado no próximo dia 4. Até essa data serão aceitas sugestões para alteração e inclusão de itens, que ainda não tenham sido definidos na pauta de hoje.

Os trabalhos deram continuidade às discussões iniciadas no dia 21 de março e contaram com a participação da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Differential, Fatecafro, Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa, OAB/SP, Senac, SOS Racismo, União de Mulheres de São Paulo.