Procon divulga ranking dos assuntos mais reclamados em 2007

Assunto mais reclamado continua sendo telefonia fixa

qui, 26/07/2007 - 14h59 | Do Portal do Governo

No primeiro semestre de 2007, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu 15.994 reclamações, o que representa um crescimento de 28,32% em relação ao mesmo período do ano passado.

O assunto mais reclamado foi telefonia fixa, com 3.437 registros, seguido por aparelhos de telefone, 1.758, respectivamente, 21,6% e 10,9% do total de reclamações.

O levantamento é feito com base em todas as reclamações abertas no órgão, independentemente de sua condição (em andamento, atendida, não atendida ou encerrada).

Os dados são diferentes dos utilizados para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado sempre no dia 15 de março, em que são computados apenas os processos que foram concluídos no ano em questão e que se enquadram como fundamentadas (atendidas ou não atendidas), de acordo com o Art.44 do Código de Defesa do Consumidor.

RANKING DE RECLAMAÇÕES (assuntos mais procurados)

Janeiro a junho 2007

POSIÇÃO

ASSUNTOS

RECLAMAÇÕES

ÁREA

Telefonia fixa

3.437

Serviços

Aparelho telefone

1.758

Produtos

Cartão crédito
e loja

1.674

Assuntos Financeiros

Banco

1.004

Assuntos Financeiros

Telefonia celular

735

Serviços

Móveis

517

Produtos

Veículos

453

Produtos

Computadores
e acessórios

415

Produtos

Financeiras

363

Assuntos Financeiros

10º

Planos de saúde

328

Saúde

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania