Procon divulga ranking de reclamação de empresas

Telefonica, Itaú, Benq, Vivo e Mitsubishi são os cinco primeiros colocados

seg, 17/03/2008 - 8h30 | Do Portal do Governo

Os fornecedores Telefonica, Itaú, Benq (celulares Siemens), Vivo e Mitsubishi/Aiko/Evadin são os cinco primeiros colocados do ranking de reclamações 2007 da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A lista, concluída em 31 de dezembro passado, contém apenas reclamações fundamentadas. Ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas com a primeira intervenção do Procon-SP e necessitaram da abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores e que foram concluídas no ano em questão.

Campeã de reclamações de 2007, a Telefonica teve um crescimento de 95% nas reclamações fundamentadas em relação ao ano passado. Em 1998, 1999, 2000, 2001 e 2006 a empresa já havia encabeçado a lista. Em 2004, no entanto, ocorreu uma mudança de critério que fez com que a empresa, apesar de em números absolutos ter sido a mais reclamada, ficar na 32º posição (o critério utilizado naquele ano foi o de empresas que menos atenderam ás solicitações do consumidor).

Neste ano, ao elaborar o ranking, a Fundação Procon-SP agrupou os fornecedores de uma mesma marca para facilitar a leitura dos dados por parte do consumidor. O parâmetro aplicado foi o modo como a empresa é apresentada ao público.

“O consumidor, quando contrai um financiamento, um seguro ou contrata um cartão de crédito, por exemplo, identifica a credibilidade da instituição, independentemente de ser uma empresa do grupo que possui um CNPJ diferente da matriz. Isso fica nítido em campanhas publicitárias e em todo o material informativo onde se destaca a marca”, explica Carlos Augusto Coscarelli, assessor chefe do Procon-SP.

Das 20 empresas que lideram o ranking, todas têm autuação e respondem processo administrativo perante o Procon-SP. Ou seja, independentemente da empresa resolver ou não o problema individual do consumidor, o órgão atua coletivamente no sentido de minimizar os impactos no mercado de consumo.

A área de Serviços Essenciais (água, telefonia, luz etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 31%, seguida de perto pela de Produtos (móveis, eletrônicos, vestuário etc.), 30%. As aéreas de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras etc.), Serviços Privados (escola, clubes, oficina mecânica etc.), Saúde (planos de saúde, cosméticos medicamentos etc.), Habitação e Alimentos concentraram 25%, 10%, 3%, 0,60% e 0,22% reclamações fundamentadas, respectivamente. (veja quadro / Reclamações Fundamentadas – Ano 2007).

CADASTRO

A Fundação Procon-SP também apresentou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Trata-se de uma atividade que atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 44), que determina a divulgação de reclamações fundamentadas, atendidas e não atendidas, pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços.

O reconhecimento da ação técnica efetiva da Fundação Procon-SP reflete-se em números: de um total de 515.681 atendimentos (simples consultas, atendimento preliminar, orientação, etc.) apenas 22.831 se transformaram em reclamações fundamentadas (ao todo, estão listados 2.639 fornecedores).

O cadastro produzido pela fundação também é publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível na página do órgão na Internet www.procon.sp.gov.br , em ordem alfabética. O consumidor também pode ter acesso ao banco de dados geral, abrangendo o período de cinco anos, pelo telefone 3824-0446.

Do Procon