Procon divulga o ranking das empresas mais reclamadas de 2008

O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Consumidor

sex, 13/03/2009 - 19h02 | Do Portal do Governo

A área de Produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 31%, seguida pela de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, finan­ceiras etc.), 28% e de Serviços Essenciais (água, telefonia, luz etc.), 26%. As áreas de Serviços Privados (escola, clubes, oficina mecânica etc.), Saúde (planos de saúde, cosméticos medica­mentos etc.), Habitação e Alimentos concentraram, respectivamente, 11%, 3%, 1% e menos de 1% das reclamações fundamentadas. (veja gráfico / Reclamações Fundamentadas).

A Fundação Procon-SP agrupou os fornecedores de uma mesma marca para facilitar a leitura dos dados por parte do consumidor. O parâmetro aplicado foi o modo como a empresa é apresentada ao público.

Cadastro de reclamações fundamentadas

A Fundação Procon-SP também apresentou hoje o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Trata-se de uma atividade que atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 44), que determina a divulgação de reclamações fundamentadas, atendidas e não atendidas, pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços. De um total de 531.116 atendimentos (simples consultas, atendimento preliminar, orientação, etc.) apenas 27.747 se transformaram em reclamações fundamentadas (ao todo, estão listados 2.939 fornecedores).

O cadastro produzido pela fundação também é publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível na página do órgão na Internet (www.procon.sp.gov.br), em ordem alfabética. O consumidor também pode ter acesso ao banco de dados geral, abrangendo o período de cinco anos, pelo telefone 151. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 13, na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.