Procon debate Acidente de Consumo no Encontro Regional em Jundiaí

Evento aconteceu nesta terça-feira, 17, no interior do Estado

qua, 18/04/2007 - 17h25 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu nesta terça-feira, 17 de abril, em Jundiaí, o 2º Encontro Regional – Regiões Administrativas de Campinas e Sorocaba. O tema do evento foi “Acidentes de Consumo”.

Na abertura dos trabalhos, o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, ressaltou a importância dos Procons Municipais no auxílio ao consumidor que sofreu algum “acidente de consumo” em decorrência de defeito de um produto. “O advento do recall é uma importante ferramenta para reparar essas falhas”, disse Pfeiffer.

Segundo o diretor-executivo do Procon-SP, muitos defeitos em produtos ocorrerem por causa do alto ritmo das linhas de produção. Nesse sentido, a troca peças com defeito de fábrica é uma obrigação do fornecedor, e o consumidor tem o direito de ser informado sobre o manuseio correto do bem adquirido.

Já Ana Luiza Ariolli, superintendente Institucional da Pro Teste, falou sobre o projeto piloto da entidade de mapear e registrar acidentes de consumo. Segundo o levantamento da entidade, realizado em parceria com o Hospital das Clínicas, da Santa Casa e Hospital São Paulo, 73% das pessoas pesquisadas tiveram algum tipo de dano à sua saúde em decorrência da utilização de antibióticos, produtos de higiene, alimentos consumidos em bares e restaurantes, entre outros. O restante sofreu acidentes por causa da má conservação de calçadas e dos transportes coletivos.

O último expositor do evento foi o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita Wada, que dedicou toda a sua palestra para falar de recall. Segundo dados do DPDC, a média de chamamentos feitos pelos fornecedores para a troca de alguma peça defeituosa é de 35 por ano (de 2003 a 2006). Porém, para Morishita, o importante é o número de pessoas que atendem à convocação do recall.

O evento contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, dirigentes dos Procons Municipais, entidades civis, fornecedores, estudantes e do público em geral. O próximo Encontro Regional será realizado no dia 12 de junho na cidade de Taquaritinga, o tema será “Alimentos: Saúde e Segurança”.

Da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania