Procon dá dicas para quem pretende alugar um veículo

Opção pode ser a solução para quem vai viajar nas férias sem o próprio carro

dom, 01/07/2012 - 13h21 | Do Portal do Governo

Com o início das férias de julho, muitas famílias optam por fazer viagens nacionais ou internacionais sem o próprio carro e alugar um veículo no local de destino. Para quem faz essa escolha, o Procon-SP orienta a verificar a forma como a locação é cobrada – por quilometragem, hora ou dia – e se informar se o cliente é o responsável pelo reabastecimento do veículo ou se está incluso na prestação de serviço de locação.

O Procon também lembra que é necessário o consumidor se informar sobre o total de horas que compõem a diária e taxas devidas por horas excedentes, se a empresa cobra tarifa de proteção ou seguro, o que deve ser feito em caso de furto ou assalto e como proceder em caso de acidente.

No caso de viagens internacionais o Procon orienta os consumidores a se informarem sobre a legislação de trânsito local e a necessidade ou não de carteira de motorista internacional. Caso haja problemas nas locações para o exterior efetuadas antecipadamente em empresas com representantes no Brasil, as reclamações podem ser encaminhadas a um órgão de defesa do consumidor no Brasil. Mas, quando a locação é feita diretamente com empresa no exterior, o consumidor fica atrelado a legislação do país de origem da empresa.

Do Portal do Governo do Estado