Procon constata queda nas taxas médias de juros bancários de fevereiro

A pesquisa registrou a segunda queda consecutiva das taxas médias do crédito pessoal e cheque especial

qua, 11/02/2009 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou, nos dias 3 e 4 de fevereiro, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

A pesquisa registrou, neste mês, a segunda queda consecutiva das taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial. Dos dez bancos pesquisados, oito reduziram suas taxas de empréstimo pessoal e sete reduziram suas taxas de cheque especial. Em pontos percentuais as reduções não foram muito expressivas (a maioria dos bancos privados limitou as baixas a 0,08 ponto percentual), no entanto já evidenciam uma tendência do mercado, em resposta a uma maior flexibilização da política monetária.

No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,89% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 6,01% a.m., significando um decréscimo de 0,12 ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Banco do Brasil – alterou de 4,99% para 4,60% a.m., o que significa um decréscimo de 0,39 ponto percentual, representando uma variação negativa de 7,82% em relação à taxa de janeiro.

Santander – alterou de 6,69% para 6,36% a.m., o que significa um decréscimo de 0,33ponto percentual, representando uma variação negativa de 4,93% em relação à taxa de janeiro.

Banco Real – alterou de 7,45% para 7,35% a.m., o que significa um decréscimo de 0,10 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,34% em relação à taxa de janeiro.

Bradesco – alterou de 5,99% para 5,91% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,34% em relação à taxa de janeiro.

Unibanco – alterou de 6,99% para 6,91% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,14% em relação à taxa de janeiro.

Banco Itaú – alterou de 7,09% para 7,01% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,13% em relação à taxa de janeiro.

Caixa Econômica Federal – alterou de 4,44% para 4,39% a.m., o que significa um decréscimo de 0,05 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,13% em relação à taxa de janeiro.

HSBC – alterou de 4,62% para 4,57% a.m., o que significa um decréscimo de 0,05 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,08% em relação à taxa de janeiro.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,18% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 9,25% a.m., significando um decréscimo de 0,07 ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Caixa Econômica Federal – alterou de 7,49% para 7,35% a.m., o que significa um decréscimo de 0,14 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,87% em relação à taxa de janeiro.

Banco Real – alterou de 9,85% para 9,70% a.m., o que significa um decréscimo de 0,15 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,52% em relação à taxa de janeiro.

Banco do Brasil – alterou de 7,99% para 7,91% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,00% em relação à taxa de janeiro.

Bradesco – alterou de 8,64% para 8,56% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,93% em relação à taxa de janeiro.

Banco Itaú – alterou de 8,95% para 8,87% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,89% em relação à taxa de janeiro.

Unibanco – alterou de 8,99% para 8,91% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,89% em relação à taxa de janeiro.

HSBC – alterou de 9,65% para 9,57% a.m., o que significa um decréscimo de 0,08 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,83% em relação à taxa de janeiro.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

A Fundação Procon-SP entende que os cortes promovidos pelas instituições financeiras devem ser analisados com cautela pelos consumidores. Os spreads bancários (diferença entre o que os bancos pagam nas suas captações de recursos e o que cobram dos clientes nos empréstimos) estão em níveis muito altos, fazendo com que o Brasil lidere o ranking mundial da taxa de juros reais. Com a queda generalizada da renda, o orçamento apertado e a ameaça de desemprego, o consumidor deve evitar dívidas, priorizando a subsistência da família e recorrendo ao crédito somente após uma criteriosa avaliação.

Se puder, convém esperar taxas mais convidativas. Deve evitar, sobretudo, a utilização do Cheque Especial, que tem uma das maiores taxas do mercado.

Do Procon-SP