Procon constata queda nas taxas de juros bancários

Pesquisa do mês de abril registra quarta queda consecutiva nos juros bancários

qua, 15/04/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. A pesquisa registrou, neste mês, a quarta queda consecutiva das taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial.

A taxa média dos bancos pesquisados para empréstimo pessoal foi de 5,74% ao mês, inferior a do mês anterior, que foi de 5,80%, significando um decréscimo de 0,06 ponto percentual. No cheque especial, a taxa média praticada pelos bancos foi de 9,03% ao mês, também inferior a do mês anterior, que foi de 9,17%.

As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Vale lembrar que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias. Desta forma, os técnicos do Procon-SP orientam o consumidor a ficar atento às taxas de juros, procurando não se precipitar na contratação de empréstimos desnecessários.

Da Fundação Procon-SP