Procon constata pequena alta na taxa cheque especial

Taxa média do empréstimo pessoal foi mantida em 5,17% ao mês

ter, 19/01/2010 - 10h40 | Do Portal do Governo

A pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial efetuada pelo Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectou variação de 0,01 ponto percentual na taxa média de juros do cheque especial em comparação a dezembro. Não houve nenhuma alteração na taxa média do empréstimo pessoal.

A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos pesquisados manteve-se em 5,17% ao mês. Não houve qualquer alteração em relação às taxas praticadas em dezembro do ano passado.

Já a taxa média do cheque especial foi de 8,79% ao mês – superior a do mês anterior, que foi de 8,78%, o que significa acréscimo de 0,01 ponto percentual.

Os técnicos do Procon recomendam atenção ao consumidor que, nesta época do ano, tem os rendimentos comprometidos com pagamento de impostos, taxas, matrículas e despesas com material escolar. Compras por impulso e contratação de empréstimos desnecessários podem desequilibrar seriamente o orçamento. Por isso, deve se dar prioridade ao pagamento de dívidas; procurar modalidades de crédito mais baratas e, se possível, utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo – já que esta é uma das formas de crédito mais caras do mercado.  

Do Procon