Procon constata leve queda na taxa média de empréstimo pessoal

Esta foi a primeira queda apontada pelo levantamento desde novembro do ano passado

ter, 14/09/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Procon-SP constata que a taxa média de juros do empréstimo pessoal apresentou leve queda em relação a agosto. Esta foi a primeira queda apontada pelo levantamento desde novembro do ano passado.  A taxa média do cheque especial manteve-se estável.

Neste mês, apesar de um banco pesquisado ter elevado sua taxa de empréstimo pessoal, a taxa média apresentou queda em relação ao mês anterior. A elevação não foi suficiente para neutralizar o efeito da retirada dos dois bancos da amostra – os índices estavam entre os mais altos nessa modalidade.

Quanto ao cheque especial, as duas altas verificadas também não tiveram impacto na taxa média, que se manteve praticamente inalterada em relação ao mês anterior.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,35% ao mês, índice inferior ao registrado no mês anterior que foi de 5,44% – o que representa queda de 0,09 ponto percentual. 

A taxa média do cheque especial dos bancos pesquisados foi de 9,10% ao mês, mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais.  A taxa média de agosto foi de 9,099% ao mês e, neste mês, foi de 9,103%.

O levantamento foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro. Clique aqui e veja a pesquisa.

Da Fundação Procon