Procon autua estabelecimentos que desrespeitaram Lei da Entrega

Foram vistoriados 164 estabelecimentos, sendo 155 lojas físicas e nove virtuais

qua, 03/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A  Fundação  Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da  Cidadania,  irá autuar, nesta quarta-feira, 3, 47 estabelecimentos por  desrespeito  à  Lei  13.747, que obriga os fornecedores a fixar data e turno   para   a   entrega  de  produtos  ou  realização  de  serviços  aos consumidores.

Na operação, realizada em fevereiro, foram vistoriados 164 estabelecimentos, sendo 155  lojas  físicas  e nove lojas virtuais. O índice  de  desrespeito  à  lei  ficou  em 28,6%. Na fiscalização anterior, que aconteceu no final de novembro,  46 estabelecimentos foram autuados de um total de 71 vistoriados – índice de 64,8%.

As empresas que descumpriram a lei serão autuadas e responderão processo administrativo,  assegurada  ampla  defesa. Ao final do processo, poderão ser multadas,  com  base  no  artigo  57  da  Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). O valor da multa pode chegar a R$ 3,2 milhões.

“Houve uma redução substancial no índice de descumprimento, em relação à operação  que  fizemos  no fim do ano passado. É claro que ainda está alto, mas há um sinal de que os fornecedores estão se adequando a essa norma, que é    muito   benéfica   aos   consumidores”,   afirma   o diretor-executivo  da  Fundação Procon-SP, Roberto   Pfeiffer.  “A fiscalização do Procon apertará  o  cerco com os que ainda estão descumprindo, inclusive utilizando sanções   mais   severas   previstas   no   Código de Defesa do Consumidor para  os  estabelecimentos reincidentes.”

A  Lei 13.747, que entrou em vigor em 8 de outubro deste ano, determina que as  empresas  fixem data e turno para a entrega de produtos e realização de serviços;  os  turnos podem ser: das 8 às 12 horas, das 12 às 18 horas e das 18 às 23 horas. Ainda de acordo com a norma, o fornecedor deve informar previamente as datas e turnos disponíveis e fica a critério do consumidor a escolha dentre as opções apresentadas.

Clique aqui e confira as empresas autuadas.

Da Fundação Procon