Após a “Operação Fila em Banco”, realizada em setembro, a Fundação Procon de São Paulo autuou 21 das 116 agências fiscalizadas por excesso de demora no atendimento aos clientes. O Bradesco, com 10 autuações, foi o que apresentou maior número de agências com problemas. Em seguida, vem a Caixa Econômica Federal (5), Santander (3), Banco do Brasil (2) e HSBC (1).
– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A fiscalização avaliou a quantidade de guichês disponíveis e quantos estavam em funcionamento, o número de consumidores nas filas, terminais existentes e em operação no autoatendimento e orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em momentos de pico.
O Procon se baseou no Código de Defesa do Consumidor e no compromisso assumido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que estabelece 30 minutos como tempo máximo para o atendimento. As instituições autuadas podem receber multas que variam de R$ 450 a R$ 6,5 milhões.
Do Portal do Governo do Estado