Procon aponta alta nas taxas de cheque especial e empréstimo

Pesquisa foi realizada no último dia 6 em dez bancos

seg, 12/05/2008 - 11h45 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou, em dez instituições financeiras, no último dia  6, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,59% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,53% a.m., significando um acréscimo de 0,06 ponto percentual. As altas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Itaú – alterou de 6,12% para 6,39% a.m., o que significa um acréscimo de 0,27 ponto percentual, representando uma variação positiva de 4,41% em relação à taxa de abril/08;

Bradesco – alterou de 5,67% para 5,83% a.m., o que significa um acréscimo de 0,16 ponto percentual, representando uma variação positiva de 2,82% em relação à taxa de abril/08.

Banco do Brasil – alterou de 5,50% para 5,60% a.m., o que significa um acréscimo de 0,10 ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,82% em relação à taxa de abril/08.

HSBC – alterou de 4,69% para 4,74% a.m., o que significa um acréscimo de 0,05 ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,07% em relação à taxa de abril/08.Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,61% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,49% a.m., significando um acréscimo de 0,12 ponto percentual. As altas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Banco do Brasil – alterou de 7,56% para 8,15% a.m., o que significa um acréscimo de 0,59 ponto percentual, representando uma variação positiva de 7,80% em relação à taxa de abril/08;

Real – alterou de 8,40% para 8,90% a.m., o que significa um acréscimo de 0,50 ponto percentual, representando uma variação positiva de 5,95% em relação à taxa de abril/08.

Bradesco – alterou de 8,19% para 8,35% a.m., o que significa um acréscimo de 0,16 ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,95% em relação à taxa de abril/08.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa Selic subiu 0,5 ponto percentual, passando de 11,25% ao ano para 11,75%. Pesaram para essa decisão, o aumento dos preços dos alimentos e a possibilidade de aumento dos preços dos combustíveis, tendo em vista a alta recente do petróleo.

O consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo: analisar a real necessidade de crédito, antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; se puder, escolher linhas de crédito mais baratas, como, por exemplo, o crédito com desconto em folha (consignado); evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação. 

Do Procon