Problemas de pele crescem 20% no verão

Consultas aos dermatologistas nos ambulatórios estaduais aumentam 20% em janeiro e fevereiro

seg, 04/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O verão chegou e, com ele, a preocupação com as doenças de pele decorrentes do calor. Segundo levantamento da Secretaria da Saúde, as consultas aos dermatologistas em ambulatórios estaduais aumentam cerca de 20% em janeiro e fevereiro, na comparação com os demais meses do ano.

Ao contrário do que se imagina, queimaduras causadas pela exposição ao sol não são o principal motivo que levam as pessoas ao consultório do dermatologista. “As inúmeras campanhas de conscientização fez com que as pessoas passassem a se proteger melhor, usando protetores solares. Hoje em dia, grande parte das pessoas sabe qual a forma mais saudável de se expor ao sol”, diz o médico e diretor estadual da Saúde, Ricardo Tardelli.

Em primeiro lugar na lista de doenças de pele características do verão estão as micoses, responsáveis por metade das consultas médicas. O aumento da temperatura e da umidade cria o ambiente ideal para a infestação da pele por fungos, principalmente entre os dedos dos pés e na virilha.

“À primeira vista, as micoses podem não representar muito perigo, além do desconforto causado pela coceira. O problema é o risco de uma infecção secundária, porque esse tipo de lesão pode servir de porta de entrada para bactérias que se alojam no tecido subcutâneo e podem levar a uma doença mais grave em outras partes do corpo, como pernas e costas”, afirma Tardelli.

Em segundo lugar estão as manchas causadas pela exposição ao sol, com 30% dos atendimentos. Para evitá-las é necessário fugir do sol das 10 às 16 horas.

Fechando a lista de doenças dermatológicas que mais levam os paulistas ao médico estão as queimaduras solares. Responsáveis por 20% das consultas, essas são as lesões mais perigosas nos dias de calor podendo, inclusive, evoluir para melanoma, um tipo de câncer de pele.

Veja agora algumas dicas da secretaria para evitar que o verão se transforme em sinônimo de problemas:

– Use filtro solar adequado ao seu tipo de pele mesmo em dias nublados e mesmo quando se está debaixo do guarda-sol, pois os raios ultravioletas refletem da água e na areia;

– Evite a exposição ao sol  entre as 10 e as 16 horas;

– Enxugue e seque bem os vãos entre os pés e a virilha;

– Permaneça o mínimo de tempo possível com roupas de banho molhadas

Da Secretaria da Saúde