Pró-Sangue reforça a importância da doação no período de frio

Número de doadores reduz em média 30% no inverno e os estoques de sangue chegam a ficar em estado crítico

seg, 27/07/2015 - 11h31 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue reforça a importância da doação em todo o Estado, principalmente neste período de clima frio, quando, normalmente, o número de doadores reduz em média 30%.

“Este é um período em que as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa, por exemplo, até para passear, e se esquecem da necessidade e importância da doação de sangue. Então, cabe a nós relembrar a população a fazer o seu ato solidário e continuar doando”, declara a médica do setor de captação da Fundação Pró-Sangue, Fátima Hangai.

A queda no estoque de sangue não diminui a procura. Segundo Fátima, a demanda continua a mesma e, com as baixas contabilizadas, os estoques chegam a ficar em estado crítico.

A médica lembrou que outros fatores, como o aumento das infecções respiratórias no inverno, resfriados, gripes e os meses de férias que coincidem com o período, também têm influência na diminuição dos candidatos à doação e sugere que o ato solidário seja feito com antecedência, levando em consideração estes aspectos.

Seja um doador

Para ser um doador é simples: basta comparecer a um posto de coleta com documento de identidade (com foto), ter entre 18 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Os candidatos a doação precisam estar bem alimentados, evitar alimentos gordurosos pelas 4 horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período de 12 horas anteriores.

Para mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300 ou acesso o site da Fundação.

Do Portal do Governo do Estado