Pró-Sangue realiza semana de incentivo à doação

Intenção é mobilizar o maior número de pessoas entre os dias 24 e 30

qua, 19/11/2008 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue (Hemocentro), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mais uma vez se prepara para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, na próxima terça-feira. Para marcar a data, a Fundação homenageará seus voluntários com a Semana do Doador de Sangue, que acontece entre os dias 24 e 30.

Como nos anos anteriores, muitas atrações estão programadas, com o objetivo de entreter e divertir os doadores. Haverá apresentação do Coral da Polícia Militar, do Coral da Polícia Metropolitana de São Paulo, além dos Mágicos Solidários. Nos quatro postos de coleta – Clínicas, Mandaqui, Dante Pazzanese e Castelo Branco, em Osasco – decorados especialmente para a data – serão distribuídos lanches especiais oferecidos pela Bauducco e Vigor. O evento, da Secretaria Estadual da Saúde, é apoiado por várias empresas: Editora Abril, Editora Brasiliense, Lige Eventos Promoções e Agevole Propaganda. 

Rápido e seguro – Este ano, a Fundação espera superar as 3 mil bolsas coletadas na mesma semana de 2007. Cada uma salva de 3 a 4 vidas, informa a médica hematologista do Hemocentro de São Paulo, Cyntia Arraes. Ela explica que o processo da doação de sangue é simples, rápido e seguro. Passa pelas etapas de cadastro, teste de anemia, sinais vitais, triagem clínica, voto de auto-exclusão e coleta de sangue. Na sorologia são realizados exames para detectar ou não doença de Chagas, sífilis, HIV, hepatite tipos B e C e HTLV-I/II. Há outros requisitos básicos, como ter boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 quilos, e estar descansado e alimentado, sem ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação. Estado de gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, amamentação, ingestão de bebida alcoólica e tatuagem são considerados impedimentos para a doação. Quem estiver nas situações nas quais há maior risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (por exemplo, não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos) deve aguardar um ano para submeter-se à prática. 

Mobilização – Cyntia conta que na Fundação os preparativos para a Semana do Doador de Sangue estão a todo vapor há, pelo menos, um mês. O pessoal tem sido convocado por meio de mala direta, torpedo (recente parceria com a Claro trouxe excelentes resultados), rádio, televisão e imprensa escrita. “A intenção é mobilizar o maior número possível de pessoas, já que esta é uma dificuldade nacional, menos de 1,7% da população doa sangue anualmente no Brasil”. Segundo ela, os motivos são medo, ignorância e até mesmo desinformação.  

Sangue corintiano – Muitas pessoas, comenta a médica hematologista do Hemocentro de São Paulo, Cyntia Arraes, doam sangue altruística e solidariamente, sem se preocupar em saber a quem se destina. É o caso de Milton Oliveira, 21 anos, analista de sistema, doador há dois anos. “Fui incentivado por uma ex-namorada. O namoro acabou, mas segui em frente, apaixonado, agora, pela causa”, diz o corintiano, que até criou o site sanguecorinthiano.com.br, com o objetivo de arregimentar mais gente. Com o apoio do clube, já na primeira campanha juntou perto de cem doadores, só em São Paulo, e 150 no Brasil. Hoje tem 1,2 mil pessoas cadastradas. “É algo tão simples, não custa nada, só faz bem a quem doa e a quem recebe”. Está empolgado com a semana animada que se aproxima: faz apelos pelo seu site e pelo Orkut. “Espero levar, pelo menos, 3,2 mil pessoas. 

24 anos de atuação – Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue funciona no prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, onde ocupa área de 5 mil metros quadrados. Considerado o maior hemocentro da América Latina, o volume de sangue ali coletado equivale a aproximadamente 43% do sangue consumido na região metropolitana de São Paulo, 22% do Estado e 6% do Brasil. Coleta e processa mensalmente 13 mil bolsas de sangue, que se destinam a 128 hospitais da região metropolitana de São Paulo e, em alguns casos, a outros Estados. 

Saiba mais

– Doar sangue não enfraquece o organismo

– Não existem riscos de se contrair doenças na doação

– Durante a gravidez, a mulher não pode doar

– Após parto normal, a mulher pode voltar a doar três meses depois. Se for cesariana, o prazo é de seis meses

– Caso o sangue coletado apresente problemas, o doador é convidado a refazer os exames 

Mentiras sobre doação

– Doar engrossa o sangue, entupindo as veias

– Doadores correm risco de contaminação

– Doação provoca anemia

– Doar sangue engorda

– Doar sangue emagrece 

Maria das Graças Leocádio

Da Agência Imprensa Oficial 

SERVIÇO

Posto Clínicas

Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1 andar – Cerqueira César

Posto Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui

Posto Dante Pazzanese

Avenida Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera

Posto Castelo Branco

Rua Ari Barroso, 355 – Osasco

Em todos os postos, a coleta será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

No fim de semana, das 8 às 18 horas

Informações no disque Pró-Sangue 0800-55-0300

www.prosangue.sp.gov.br