Pró-Sangue e Hospital do Servidor pedem doações

Estoques de sangue estão em níveis críticos; saiba o que é preciso para ser um doador

qui, 27/06/2013 - 10h33 | Do Portal do Governo

Os estoques da Fundação Pró-Sangue e do banco de sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) estão em níveis baixos. Na Pró-Sangue, a reserva dos tipos O+, A+, B+, O- A-, AB- e B- está em estado crítico. Os postos atendem em seis locais distintos. Há também a possibilidade de doar sangue com hora marcada.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O banco de sangue do Hospital do Servidor funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. O acesso é pela rua Pedro de Toledo, 1.800, no bairro do Ibirapuera, na capital. As doações para a Fundação Pró-Sangue podem ser feitas em seis postos: Clínicas, Dante Pazzanese, Posto Regional de Osasco, Mandaqui, Barueri e Pedreira (veja a lista com os endereços).

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade.

Do Portal do Governo do Estado