Pró-Sangue convoca doador para recompor estoque crítico

Sistema de agendamento online está com 60% das vagas livres para doação de sangue

qui, 15/09/2022 - 15h00 | Do Portal do Governo

Esses dias mais frios têm desanimado os candidatos a se dirigirem aos postos de coleta para fazer sua doação de sangue. Nessas últimas semanas, o ritmo da coleta está mais baixo. Prova disso é que o sistema de agendamento online está com 60% das vagas livres.  

A Pró-Sangue faz um convite à população para que venha doar nos próximos dias. Os estoques de sangue dos tipos O-, O+ e B- estão em estado de emergência. Já os sangues A- e AB- estão críticos, ao passo que o fator A+ está em alerta.

A Fundação oferece diversas opções de dias, horários e locais para os candidatos, que podem ser consultados na própria plataforma do agendamento do site, inclusive para essa sexta e sábado (16 e 17/09). Vale lembrar que o posto Clínicas já retomou suas atividades a partir de julho e está operando normalmente. Outra dica para aqueles que têm interesse em doar é que venham durante a semana, quando o fluxo e o tempo de atendimento são menores. 

Agende já sua doação pelo site www.prosangue.sp.gov.br. Afinal, a coleta de sangue não pode parar. A instituição precisa abastecer diariamente mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo.  

Reserve já sua vaga no sistema de agendamento e faça a diferença na vida de quem precisa. 

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.  

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (no site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).  

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira antes os pré-requisitos básicos à doação e o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).