Privação do sono será tema do programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana

Exercício físico como um aliado do corpo contra noites mal dormidas será assunto principal

qui, 15/03/2007 - 14h15 | Do Portal do Governo

O corpo e seus limites. Este será o foco central do programa de rádio Pesquisa Brasil, produzido pela Revista Fapesp, do próximo fim de semana (dias 17 e 18). O programa é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 12 e 19 horas, e aos domingos às 14 horas. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

Na edição, a pesquisadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hanna Karen Antunes, falará sobre como o exercício físico pode se tornar um aliado do corpo e proteger o organismo contra os danos provocados pela privação de sono.

O assunto também ganhou a reportagem de capa da nova edição da revista Pesquisa FAPESP que chega às bancas. Hanna Antunes verificou o efeito protetor da atividade física ao avaliar os atletas da competição de corrida de aventura Ecomotion-Pro.

Os dados de 300 variáveis relacionadas à saúde física e mental dos atletas foram comparados com o desgaste a que haviam sido submetidos durante a prova. Durante sete dias e seis noites, os participantes percorreram 477 quilômetros no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.

Da Agência Fapesp

(J.H.)