Príncipe japonês ganhará viola fabricada com madeira de SP

Princesa Aiko, filha do príncipe, receberá um violino; peças foram fabricadas em Tatuí

qua, 11/06/2008 - 19h26 | Do Portal do Governo

O príncipe herdeiro japonês Naruhito ganhará uma viola do governador José Serra durante sua visita à sede do governo paulista para as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil. Serra também presenteará a pequena Aiko, filha do príncipe, com um violino. Fabricados no interior do Estado, os instrumentos chegaram nesta quarta-feira, 11, ao Palácio dos Bandeirantes e foram recebidos pela chefe do cerimonial, Cláudia Matarazzo.

Os instrumentos foram produzidos exclusivamente com madeiras brasileiras e confeccionados por jovens que participam do curso de luteria oferecido pelo Conservatório de Tatuí, organização social ligada à Secretaria Estadual da Cultura.

A viola, na cor mel, tem 40 centímetros. O tampo foi produzido com Pinho Araucária (Araucária angustifólia) e o fundo, com Grumixaba (Eugenia brasiliensis). Já o violino, no tamanho 4/4 (cerca de 35 centímetros), tem a cor pinhão e foi produzido com as mesmas madeiras do outro instrumento.

Os alunos levaram aproximadamente quatro meses para produzir os instrumentos. As peças são totalmente artesanais e recobertas com verniz de fabricação própria. “Nós mesmos compramos as resinas e produzimos a verniz, mista a óleo, muito difícil de ser aplicada. Existe muita mão-de-obra empenhada num instrumento como esses. Difere muito da construção industrializada, que é pintado a revólver, com verniz sintético”, explicou o coordenador do curso, Luigi Bertelli.

Tradição

De acordo com a tradição japonesa, todos na Casa Imperial têm a obrigação de aprender pelo menos uma arte marcial e desenvolver uma habilidade artística. O príncipe Naruhito é músico. Ele toca viola e já fez diversas apresentações públicas. A filha Aiko, com seis anos de idade, toca violino.

Claudia Matarazzo explicou que, “em geral, chefes de Estado, imperadores e príncipes que nos visitam têm tudo, então, na hora de escolher o presente procuramos pensar na paixão da pessoa”.  Ela lembrou que o primeiro-ministro italiano Romano Prodi é apaixonado por futebol. O cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, então, foi atrás das primeiras camisetas do Palmeiras para que o governador pudesse presenteá-lo quando esteve na sede do governo paulista. Já o presidente norte-americano Geoge W. Bush, que é texano, ganhou um chapéu feito em Campinas, interior de São Paulo, semelhante ao que foi utilizado por Harrison Ford no filme Indiana Jones, produzido na mesma fábrica. “Nesse caso, quando soubemos que a paixão do príncipe era a música e que o pai dele (o imperador) toca violino, pensamos no Conservatório de Tatuí, que tem o curso de luteria”, comentou Claudia.

Também participaram da entrega dos instrumentos no Palácio dos Bandeirantes o prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; o diretor do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado; o presidente da Associação para as Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Reimei Yoshioka; e o assessor especial para assuntos internacionais, José Roberto de Andrade Filho, que coordena as ações do Estado em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil.

Cíntia Cury