Primeiro trem novo da linha 7-Rubi da CPTM entra em operação

Até o final do ano, serão 20 novas composições na Linha 12-Safira, 20 na Linha 7-Rubi, 10 na Linha 3-Vermelha e sete na Linha 1-Azul

seg, 12/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O primeiro novo trem da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou em operação. É a primeira composição de um lote de vinte que será entregue para essa linha até o fim de 2010. O trem faz parte de uma licitação internacional da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM]) que adquiriu 57 composições: 40 para a CPTM e 17 para o Metrô.

Nos últimos dias, outros três novos trens entraram em operação no sistema metro-ferroviário: dois na Linha 3-Vermelha, do Metrô, e um na Linha 12-Safira, da CPTM. As composições foram produzidas pela CAF e passaram por uma bateria de testes até serem entregues para a operação. Até o final do ano, serão 20 novas composições na Linha 12-Safira, 20 na Linha 7-Rubi, 10 na Linha 3-Vermelha e sete na Linha 1-Azul.

Tecnologia 

As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.

Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.

A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.

Outras melhorias também estão sendo implantadas no sistema para que a circulação dos trens seja otimizada, com o Metrô e a CPTM transportando mais passageiros por hora e por sentido. As vias estão ganhando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego. A troca da sinalização e a chegada dos novos trens possibilitarão a redução dos intevalos na CPTM e no Metrô.

Linha 7-Rubi 

A Linha 7-Rubi percorre o trecho entre a estação da Luz, na região central de São Paulo, até a cidade de Jundiaí. São 17 estações e 60 quilômetros de extensão por onde, diariamente, são transportados cerca de 400 mil usuários. A Linha 7 faz integração com cinco outras linhas: na estação da Luz, com as linha 10-Turquesa e 11-Coral, ambas da CPTM, com a Linha 1-Azul do Metrô, e, na estação Barra Funda, com as linhas 8-Diamante, da CPTM, e 3-Vermelha, do Metrô.

Expresso Turístico Jundiaí

O trem Expresso Turístico faz viagens todos os sábados, desde abril de 2009. É formado por uma locomotiva à diesel de 1952, que conduz dois carros de passageiros fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. São 174 poltronas, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores.

As rotas dos passeios foram organizadas conjuntamente pela SELT [Secretaria de Estado do Lazer e Turismo] e por uma agência de turismo local. O roteiro cultural engloba um passeio em Jundiaí com visita monitorada a três museus da cidade: Museu Ferroviário da Cia Paulista, Museu Solar do Barão, Museu da Energia. Depois são feitas uma caminhada pelo centro histórico de Jundiaí e uma visita à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

O Expresso sai da Estação da Luz direto para a Estação Jundiaí, aos sábados, às 8h30. As passagens são vendidas na Estação da Luz, por R$ 28 (preço por pessoa, ida e volta).

Plano de Expansão

Até o final de 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Contratos firmados ainda nesta gestão preveem investimentos da ordem de R$ 23 bilhões até 2011 no sistema metro-ferroviário. Trata-se do maior investimento já feito no setor.

O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Além desses, o Plano deixará encomendados outros 45 para a CPTM que começarão a ser entregues em 2011, totalizando 152 trens.

Da CPTM