Primeiro novo trem da Linha 1-Azul do Metrô já está em operação

Até dezembro, outros seis novos trens vão entrar em operação na linha que vai de Jabaquara a Tucuruvi

qui, 16/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos entregou à população o primeiro novo trem da Linha 1-Azul do Metrô, que começou a circular esta semana no horário de vale. A composição faz parte de um lote de 17 trens adquiridos para as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Até dezembro, outros seis novos trens vão entrar em operação na linha que vai de Jabaquara a Tucuruvi.

Os novos trens somam-se a outras melhorias que estão sendo implantadas para reduzir o tempo de viagem dos usuários. Além de mais composições, é preciso modernizar o sistema de controle da movimentação de trens das linhas para que o intervalo entre as composições diminua e mais usuários sejam transportados a cada hora. É o que está sendo feito com a implantação do novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o CBTC (Comunications-Based Train Control).

O CBTC contempla o que há de mais moderno em sistemas de sinalização metroferroviária. Permite otimizar o controle da distância, velocidade e frenagem a serem aplicados a cada trem, para que se obtenham o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo entre trens em operação com total segurança. Ainda reduz o uso de equipamentos nas vias, o que representa menores gastos com manutenção e maior disponibilidade operacional.

Com o CBTC totalmente implantado e os novos trens em operação, os intervalos da Linha 1-Azul cairão de 109 para 87 segundos. A previsão é que até 2011 o novo sistema esteja instalado.

Tecnologia 

As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque, sistemas de informação audiovisual aos passageiros e de detecção de fumaça, além de freios com controle de patinagem e deslizamento, o que melhora o seu aproveitamento em condições de baixa aderência, como quando há chuva.

Totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, os novos trens também são equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Também dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador e sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos.

A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com 24 câmeras de monitoramento em cada trem.

Do Metrô