Primeiro mutirão de DNA do ano beneficia 72 famílias em Santos

Exames feitos pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia são pedidos via processos judiciais

ter, 06/03/2007 - 9h11 | Do Portal do Governo

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou no último sábado (3/3), em Santos, o primeiro mutirão de coleta de sangue para exames de investigação de paternidade do ano. No total foram atendidas 72 famílias, das 150 convocadas para etapa – os processos das famílias que não tiveram os exames realizados foram reencaminhados para análise do Poder Judiciário.

O mutirão de sábado possibilitou o atendimento da demanda total para este tipo de exame do instituto na região da baixada Santista. Uma prova disso foi a grande quantidade de bebês de dois e três meses de idade presentes no hospital estadual Guilherme Álvaro. No mesmo local funciona também um posto avançado do Imesc com rotinas de coleta semanais. Além de Santos, outras regionais no interior do Estado contarão com atendimento em forma de mutirão. As próximas cidades beneficiadas serão Bauru, no mês de junho, e Marília, em julho.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais e é necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai). A ausência de uma das partes impossibilita a coleta. O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois realizada a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

(AM)