Primeiro fórum regional de política antidrogas reúne 100 pessoas

Próximo encontro está programado para 11 de março em Presidente Prudente

sex, 22/02/2008 - 20h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-SP), reuniu 100 pessoas no primeiro de seis fóruns regionais para a formatação da política estadual antidrogas, em Araras, na última quinta-feira, 21. Participaram conselheiros municipais de entorpecentes, representantes de secretarias de onze cidades da região e membros da comunidade terapêutica local.

Os pressupostos da política nacional antidrogas foram a base para discussão dos dois grupos de trabalho formados. Os participantes trouxeram, principalmente, sugestões adequadas à realidade da região paulista e que possam ser efetivamente cumpridas. Dentre os temas pensados estão: prevenção, tratamento e recuperação, redução de danos, redução da oferta, legislação e pesquisa.

A presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Luizemir Lago, considera muito proveitosa a mobilização regional para se tratar o problema da influência das drogas na sociedade. “Além de trazer mais conhecimento aos participantes, os encontros são um instrumento para fortalecer os conselhos municipais, pois, a grande maioria atua na base do voluntariado. Sua função é importante, cabe a eles articular a implementação de ações junto ao governo municipal”, observa.

O próximo encontro com conselheiros municipais antidrogas está programado para 11 de março em Presidente Prudente, onde são esperadas 200 pessoas. A iniciativa estadual será estendida a São José do Rio Preto, São José dos Campos, Grande São Paulo e Capital, ainda no primeiro semestre.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania