Primeiro Centro Cultural adaptado a portadores de necessidades especiais é inaugurado hoje

Unidade fica na Estação Especial da Lapa, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

qui, 16/03/2006 - 8h34 | Do Portal do Governo

Os usuários da Estação Especial da Lapa, ligado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Fussesp, participam, nesta quinta-feira, dia 16, às 9h30, da inauguração do seu Centro Cultural, o primeiro de São Paulo totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais. Com a presença de Lu Alckmin, presidente do Fussesp, a placa inaugural será descerrada por Lila Covas, cujo nome foi escolhido para o espaço, totalmente reformado pelo estado e iniciativa privada, através da Lei Rouanet.

Utilizando o conceito “arquitetura para todos”, o projeto foi todo adaptado para a integração e sociabilização de pessoas com necessidades especiais: cores, texturas, volumetria, acústica e mobiliária, tudo de forma a atender o maior número possível de pessoas.

Composto por um auditório para 246 pessoas sentadas, camarins, estúdio de música e dança, biblioteca e salão de exposições, o Centro Cultural Lila Covas será um grande espaço para a cultura e lazer, tanto para os usuários quanto para seus familiares e a população em geral.

Na platéia do auditório há locais específicos para cadeiras de rodas, integrados com as poltronas. O acesso ao palco será feito através de uma plataforma elevatória, que garante total integração com a platéia.

A Estação Especial da Lapa

A Estação Especial da Lapa foi criada para atender gratuitamente pessoas maiores de 14 anos, portadoras de deficiências. São três mil usuários que participam dos 13 cursos profissionalizantes, 36 oficinas culturais e 16 modalidades de esportes adaptados e projetos especiais. Os usuários são estimulados a desenvolver a criatividade e a convivência em grupo. O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar que faz a triagem e o encaminhamento do candidato para a atividade mais apropriada, de acordo com as habilidades e o interesse de cada indivíduo.

Atualmente, cerca de 70% do orçamento da Estação Especial da Lapa é proveniente de contratos de parceria com a iniciativa privada. As doações são viabilizadas pela Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, uma ONG cuja diretoria e o conselho são compostos por integrantes de empresas parceiras do projeto. Sua finalidade é buscar outras empresas interessadas em investir no social por intermédio de projetos de incentivos fiscais.

Da Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

C.C.