Primeira mulher na história da Polícia Militar toma posse em comando de policiamento metropolitano

nd

sex, 18/08/2000 - 15h06 | Do Portal do Governo

O Comando de Policiamento de Área Metropolitano 2 de São Paulo passa pela primeira vez, na história dos 169 anos da Polícia Militar, para as mãos de uma mulher. Coronel Laudinéa Pessan de Oliveira assumiu o CPA/M2 nesta sexta-feira, dia 18, no bairro de Campo Belo, zona sul da cidade. Ela passa a comandar agora um efetivo de 2.300 policiais, em 23 bairros da cidade. Até janeiro deste ano só existiam os Batalhões Femininos, que limitavam o comando das mulheres. Com a extinção, as policiais foram integradas às tropas masculinas.
Para o Coronel Rui César Mello, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, todas essas mudanças representam um avanço. “Esse é mais um esforço do Governo de consolidar o policiamento comunitário e propiciar maior integração entre as polícias civil e militar, que irá beneficiar a segurança pública como um todo. E se há uma virtude na política estabelecida pela Secretaria de Segurança deste Estado é ter dado o pontapé inicial para esse jogo de integração, que resultará em várias vitórias e conquistas para toda a sociedade”, disse o comandante.
Coronel Laudinéa agradeceu o empenho do governador Mário Covas na política de integração das polícias. “Esse governo está fazendo da filosofia de polícia comunitária um programa de governo. A integração e planejamento de ações conjuntas irão resultar em um trabalho mais eficiente, transparente e produtivo”, comentou.
Participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lila Covas; o secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi; o Tenente-Coronel Ary Faria de Machado Filho, que deixou o comando; Coronel Vítória Brasília de Souza Lima e Maria Lúcia Alckmin.