Primeira etapa do Sabor SP termina domingo

Concurso vai revelar os melhores sabores da gastronomia paulista

qua, 09/01/2013 - 17h41 | Do Portal do Governo

A primeira etapa do concurso Sabor SP, da Secretaria de Turismo, termina no domingo, 13. É o último dia para os quituteiros da região de São Carlos inscreverem suas receitas e participarem da seleção que vai revelar os melhores sabores da gastronomia paulista. O concurso integra o Festival Gastronômico Sabor de SP, promovido pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, com apoio do Senac.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A convocação dos escolhidos será no dia 16 de janeiro e a eliminatória no dia 23, com a chef madrinha Janaína Rueda. Segundo o secretário de Turismo, Claudio Valverde, o concurso visa promover a culinária regional paulista no seu melhor estilo. “Este projeto vai desvendar histórias, fornecer informações culturais e revelar o convívio na realização dos pratos com os produtos da terra”, ressaltou.

O projeto todo contará com seis etapas de seleção em cidades-anfitriãs: São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos e Águas de São Pedro/Campinas. De cada região, que terá um padrinho escolhido entre grandes chefs brasilerios, serão escolhidos cinco pratos e na etapa final, que acontece na capital, o público vai escolher entre os 30 selecionados o vencedor do concurso. Ao final, as melhores receitas serão incluídas no Guia Turístico-Gastronômico Sabor de São Paulo.

O diretor de turismo da secretaria, Maurício Juvenal, explica que o grande objetivo é criar uma rota gastronômica no Estado. “A gastronomia é hoje o principal produto associado ao turismo”, destacou. Com a publicação do guia, Juvenal diz que a ideia é fazer frente às demandas de turismo que tendem a aumentar com os grandes eventos programados para o Brasil, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, esse ano, e a Copa do Mundo, em 2014.

Do Portal do Governo do Estado