Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa vai até 31 de maio

Secretaria de Agricultura lançou oficialmente a campanha durante a 18ª Agrishow

ter, 03/05/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CDA) lembra aos criadores que a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo será realizada durante o mês de maio – até o dia 31.

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda-feira, 2, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, em uma mesa-redonda composta pelo coordenador da Defesa, Cláudio Alvarenga de Melo, o diretor da Defesa Sanitária Animal, João Carlos Renófio Hoppe, e o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária da cidade, Benedito Carlos Dias. O blog da Secretaria transmitiu ao vivo e a gravação está disponível no endereço www.agriculturasp.blogspot.com.

O Estado tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até dois anos estimada em 4,7 milhões. Em maio passado, o índice de vacinação alcançou 97,25% dos animais. Devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com idade até dois anos. O criador também deve observar alguns cuidados que são importantes para uma boa vacinação. Dentre eles:

* adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela CDA. A legislação proíbe a o uso dos medicamentos adquiridos em etapas de vacinações anteriores;

* tanto no transporte quanto no armazenamento, a temperatura de conservação da vacina deve ser mantida entre dois e oito graus centígrados, devendo ser realizada em caixa isotérmica (isopor), contendo no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina nunca deve ser congelada;

* escolher o horário mais fresco do dia para realizar a aplicação;

* vacinar preferencialmente no terço médio do pescoço (tábua do pescoço). Independentemente da idade, a dose é de 5ml;

* usar somente seringas e agulhas devidamente higienizadas, sem o uso de produtos químicos (nem álcool, nem cloro);

* substituir a agulha com frequência, para evitar infecções;

* manter os frascos resfriados durante a operação;

* classificar os animais por faixa etária (era) e sexo, para evitar acidentes;

* o criador tem até 7 de junho de 2011 para comunicar a vacinação ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região.

A comunicação deverá ser feita pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição da(s) vacina(s), bem como da declaração do rebanho bovino e bubalino por faixa etária e sexo junto às unidades de defesa agropecuária. A declaração está disponível no site www.cda.sp.gov.br.

O documento deve conter a relação dos animais vacinados e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade, além de equinos, suínos, ovinos e caprinos.

As penalidades para os que não vacinarem serão de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) o equivalente a R$ 87,25, e três (R$ 52,35) para os que deixarem de comunicar, sempre por cabeça.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento