Primeira estação sustentável da CPTM recebe exposição fotográfica sobre meio ambiente

Mostra acontece até meados de julho na Estação USP Leste, da Linha 12-Safira

ter, 08/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Quem passar pela Estação USP Leste (Linha 12-Safira), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), já pode conferir a exposição fotográfica “A sustentabilidade na estação”. A iniciativa cultural acontece na primeira estação sustentável da Companhia e foi inaugurada na última quarta-feira, 2, como parte das ações da Semana do Meio Ambiente (de 31/ 5 a 4/6).

A escolha da Estação USP Leste não foi por acaso. Ela tem em sua edificação conceitos de sustentabilidade, como o uso racional de água, incluindo a captação de águas pluviais, e de energia elétrica, com o maior uso de iluminação natural. Além disso, é cercada por uma área de Preservação Ambiental – o Parque Estadual do Tietê.

“Muitas vezes, estas soluções passam despercebidas pelos usuários de trens e a exposição é uma maneira de colocá-las em evidência”, diz José Heitor Gurgel, da gerência de Projeto Funcional e Integração de Transporte da CPTM.

Com curadoria de João Kulcsár, mestre em artes pela Universidade de Kent (Inglaterra) e professor do curso de fotografia do Senac-SP, a exposição também adotou práticas sustentáveis. A madeira dos expositores é certificada pela FSC Brasil e as fotos foram impressas em papel reciclado.

A exposição, que prossegue até meados de julho, é dividida em três módulos. O primeiro é composto de fotos sobre o meio ambiente, como ecossistemas e exemplo de desequilíbrio ambiental. A segunda parte apresenta fotos dos chamados prédios verdes, construções com conceitos de sustentabilidade. No terceiro módulo são apresentadas as soluções sustentáveis na própria Estação USP Leste, onde passam por dia cerca 3.500 usuários, a maioria estudantes da Universidade de São Paulo (USP), campus Leste.

Trilhos e meio ambiente

A Estação USP Leste pode ser, em 2011, a primeira estação de trens do mundo a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela ONG norteamericana US Green Building Council, que avalia os critérios de uso racional de água e energia dos edifícios. A CPTM já enviou os relatórios exigidos pela ONG e aguarda resultado.

As ações de sustentabilidade nessa estação já são exemplo para a CPTM. A partir da experiência pioneira em USP Leste, a Companhia pretende aprofundar os conhecimentos sobre os itens necessários para a certificação a fim de incorporar esta prática em outras estações.

Serviço
Exposição “A sustentabilidade na estação”
Local: Estação USP Leste, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
Horário: das 4h à meia-noite
Data: todos os dias, até meados de julho

Da CPTM