Primeira estação de tratamento de água da Baixada Santista completa 112 anos

Água Pilões está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar

sáb, 05/11/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Estação de Tratamento de Água Pilões, localizada no município de Cubatão, completou 112 anos. Trata-se da instalação mais antiga da Região Metropolitana de São Paulo.

“A estação Pilões abastece parte da cidade de Cubatão por meio de duas captações, uma no rio Pilões e outra no rio Passareúva”, explica o gerente da Divisão de Produção de Água da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Mário Benetati Filho. Ele também ressalta o ótimo resultado alcançado com o esforço aplicado em melhorias das instalações e do processo operacional da unidade.

A captação no Rio Pilões, obra realizada originalmente pela empresa The City of Santos Improvement Company, abasteceu a cidade de Santos de 1899 a 1930 sem qualquer alteração estrutural, sendo a principal fonte de suprimento. Antes disso, em 1894, Santos era provida de água potável por meio de chafarizes públicos e carros pipa, com exceção a três mil residências que eram abastecidas por tubulações da Companhia City.

Localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Pilões (uma das unidades que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica), a captação foi reformada e melhorada no final do ano 1936, passando a ser uma estação de tratamento de água de método convencional.

Em 1975, a Sabesp assumiu os serviços de saneamento em toda a Baixada Santista e em 1991 realizou outra grande reforma que, praticamente, construiu uma nova estação, com a substituição de equipamentos utilizados no tratamento e reforma de decantadores e filtros.

A Companhia, de lá para cá, investe constantemente na manutenção preventiva do local, quanto à conservação e reforma de suas instalações, com melhorias no atendimento aos clientes, assim como no cuidado com o meio ambiente com a preservação da área verde formada por matas ciliares (designação dada à vegetação das margens de rios e mananciais), que cercam toda a região, compondo uma belíssima paisagem.

Da Sabesp