Primeira-dama Lu Alckmin prestigia desfile da Daspre

A nova coleção foi desenvolvida por detentas do regime semiaberto que se capacitaram na Escola de Moda do Fundo Social

ter, 06/09/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h10)

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo Lu Alckmin, e o secretário de Administração Penitenciária Lourival Gomes prestigiaram nessa terça-feira, 6, o desfile da grife Daspre. A nova coleção foi desenvolvida por detentas do regime semiaberto que se capacitaram na Escola de Moda do Fundo Social.

“Através da Escola de Moda elas aprenderam a fazer essas roupas e se tornaram multiplicadoras. Estão ensinando no presídio as técnicas que aprenderam. Assim quando saírem terão uma profissão, uma fonte de renda”, explicou a presidente do Fundo Social.

A Daspre, criada em 2008, faz parte dos projetos desenvolvidos pela Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimental” (Funap), órgão vinculado a Secretaria de Administração Penitenciária. O objetivo é oferecer formação educacional e qualificação profissional as mulheres presas. “E eu quero deixar aqui o meu pedido à sociedade. São mulheres que erraram, mas estão tendo a segunda chance. Vamos ajudá-las. É dessa forma que a gente pode transformar o País”, reforçou Lu Alckmin.

Desde a sua criação, já passaram pelo projeto mais de 300 detentas e a reincidência tem sido zero. Atualmente, cerca de 70 mulheres estão participando das oficinas onde aprendem não só um ofício para exercerem uma profissão além das grades, mas também regras de convivência e de conduta.

Além de terem o reconhecimento de seu trabalho e do direito ao benefício da remissão de pena (a cada três dias de trabalho é reduzido um dia no tempo da condenação), todas recebem bolsa no valor de ¾ do salário mínimo e, as do regime semi-aberto, recebem também vales transporte e refeição.

Sobre a Escola de Moda

A Escola de Moda do Fundo Social, localizada no Parque da Água Branca, tem cursos nas áreas de Roteiro de Costura (modelagem, corte e costura), Crochê, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria e Confecção de Caixas. São quatro horas por dia de aula durante o período de dois meses.

Os cursos são gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. Todos os alunos recebem uniforme, material didático, alimentação e auxílio transporte. Os que estão desempregados recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 durante o período do curso.

Do Fussesp