Primavera no Palácio dos Bandeirantes: fauna, flora e obras de arte

Marcando o início da primavera, no sábado, 22, excepcionalmente, a sede do governo paulista abre seus jardins para os visitantes

seg, 17/09/2007 - 10h48 | Do Portal do Governo

Marcando o início da Primavera, excepcionalmente no sábado, 22, o Palácio dos Bandeirantes abre seus portões para os visitantes conhecerem o  grande   jardim que cerca a sede do governo paulista. 

Inaugurado oficialmente em 1970, o Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno e contém mais de 2 mil espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil, e o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil. Há também espécies exóticas, como cerejeiras e cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.

Exposições

Além da oportunidade de observar a fauna e a flora, o visitante poderá conhecer as obras de arte do acervo dos Palácios. Até novembro, a exposição “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, no térreo, oferece aos visitantes um vibrante painel artístico, social e político da São Paulo das primeiras décadas do século XX. Fazem parte da mostra, documentos e obras dos revolucionários artistas de diversos grupos paulistas, entre eles Rebolo, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiori, Portinari, Paulo Rossi Osir, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Antonio Gonçalves Gomide, Clóvis Graciano, Aldo Bonadei e outros.

O Salão Barroco está instalado no primeiro andar, onde o visitante poderá ver um oratório baiano com pinturas da Paixão de Cristo, do século XVIII; a imagem de N. S. da Conceição Aparecida, atribuída ao Frei Agostinho de Jesus, do século XVII; a tela “Flagelação de Cristo”, de Mestre Athayde; anjos tocheiros do século XVIII; e Nossa Senhora do Trono, do século XV.

As visitas aos jardins e às galerias com obras de arte são acompanhadas por monitores e podem ser marcadas por  telefone.

SERVIÇO

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2

Telefone para Agendamento: 2193.8282 / 8212

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Aberto ao público das 10 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Grátis.

Do Acervo do Palácio dos Bandeirantes

(I.P.)