Primavera dos Museus do Estado tem “Mulheres, Museus e Memórias” como tema

Programação entre os dias 19 e 25 traz opções de passeios, oficinas, exposições e debates

qui, 15/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração a 5ª edição da Primavera dos Museus que tem como tema “Mulheres, Museus e Memórias”, a Secretaria da Cultura oferece uma programação variada nas instituições da capital, interior e do litoral entre os dias 19 e 25 de setembro. Entre as atrações estão apresentações musicais, oficinas, contação de histórias e exposições para todos os gostos.
 
A Primavera dos Museus é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no início da estação. Neste ano, o objetivo é abordar a questão do espaço em que as mulheres estão inseridas e introduzir o universo feminino na memória. Cada museu é livre para criar uma programação relacionada ao tema.
 
Nos dias 22 e 24 de setembro, visitas mediadas ao Museu do Futebol às 11h e 14h vão discutir a presença feminina na história do futebol brasileiro. Um dos destaques está na Sala Números e Curiosidades, o visitante poderá conhecer a história do futebol feminino, além de apreciar jogadas protagonizadas por Marta, eleita 5 vezes a melhor jogadora do mundo.
 
O Catavento, um espaço com 4 mil metros cheio de atrações lúdicas e interativas do mundo da ciência, traz atrações especiais para a 5ª edição da Primavera dos Museus. No dia 21 de setembro a Banda da Guarda Civil Metropolitana toca às 16h, no dia 22 de setembro é a vez da apresentação da Camerata Cantareira às 15h30 e no dia 24 de setembro haverá a contação da história “Arquimedes e o Reino de Siracusa” às 14h e às 15h30.
 
Para celebrar a Primavera dos Museus, o Museu do Café, localizado na cidade de Santos, promove de 20 a 25 de setembro a ação educativa ‘Momento de Madame’. No dia 22 de setembro às 15 horas, a palestra ‘Santos: o porto, a cidade e as mulheres’ e no dia 24 de setembro uma oficina de fotografia e uma mesa redonda com fotógrafos da região.
 
No Museu Casa de Portinari, em Brodowski, o evento o corre de 20 a 25 de setembro e conta com ação educativa, sarau, palestra e exposição virtual com retratos de mulheres pintados por Candido Portinari em diversos períodos de sua vida.
 
Já o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre oferece entre os dias 20 e 23 de setembro roda de conversa, apresentação musical, visita monitorada e palestra sobre as mulheres que marcaram a história do município.
 
Museu de Arte Sacra, Museu da Imagem e do Som, Museu da Casa Brasileira, Memorial da Resistência e Casa Guilherme de Almeida também participam. Confira a programação completa no site: http://eventos.museus.gov.br.

Da Secretaria da Cultura