Previsão meteorológica para os próximos cinco dias

Boletim é elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

qua, 02/08/2000 - 11h50 | Do Portal do Governo

Análise:

Segundo os modelos numéricos, a passagem de uma frente fria provoca chuvas na quinta-feira. As temperaturas entram em declínio, principalmente na faixa leste do Estado, devido aos ventos úmidos que mantém o tempo fechado na Grande São Paulo e Vale do Paraíba e com chuvas fracas no Litoral Paulista na sexta-feira. De acordo com os modelos de previsão estendida, outro sistema frontal (com chuvas) é previsto atingir o Estado somente no dia 11 de agosto. Assim, a próxima semana começa com tempo seco e poucas nuvens, o que permite a ocorrência de dias com temperaturas elevadas.

Quarta-feira, dia 2 de agosto

Maior quantidade de nuvens no centro-norte do Estado, devido a atuação de uma área de instabilidade. Este sistema desloca-se em direção à Minas Gerais no decorrer da manhã e permite aberturas de sol, que por sua vez contribuem para a elevação das temperaturas. Há previsão de rajadas de vento e chuvas isoladas durante a noite para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Registro.

Quinta-feira, dia 3 de agosto

Frente fria avança por São Paulo, organizando nebulosidade e causando rajadas de vento no decorrer da manhã. Durante a madrugada ocorrem chuvas fracas no sul do Estado – divisa com o Paraná. Entre a tarde e a noite ocorrem chuvas na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral e Campinas. Nas demais localidades, as chuvas ocorrem de forma isolada. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, provocando o declínio das temperaturas, principalmente na faixa leste do Estado.

Sexta-feira, dia 4 de agosto

Ventos soprando de sul/sudeste transportam umidade do mar para o continente e mantém o céu com muitas nuvens na Grande São Paulo e Vale do Paraíba, onde são previstas mínimas em torno de 11º C e máximas inferiores a 18º C. No Litoral, o tempo permanece fechado, com chuviscos durante a manhã e chuvas fracas nos períodos da tarde e noite. No Interior de São Paulo, o sol aparece durante o dia, mas as temperaturas entram em pequeno declínio no fim da tarde.

Sábado, dia 5 de agosto

O dia começa com tempo fechado na faixa leste do Estado, com formação de neblina na Região Metropolitana e também no Vale do Paraíba, onde as mínimas atingem 9º C. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhorias e aberturas de sol. A previsão para o Interior do Estado é de sol com poucas nuvens.

Domingo, dia 6 de agosto

O domingo ainda começa com temperaturas baixas na faixa leste do Estado, com mínimas variando entre 9º C e 11º C na Grande São Paulo e Vale do Paraíba e 14º C no Litoral. O sol e os ventos do quadrante norte contribuem para a elevação das temperaturas da tarde.

Meteorologista – Cássia Maria Leme Beu