Previsão do tempo para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 24/08/2000 - 11h31 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual

A imagem de satélite, às 6 horas, mostra uma frente fria organizada no litoral do Rio Grande do Sul. Nos demais Estados do centro e sul do Brasil observa-se uma manhã ensolarada devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens. Além disso, essa massa de ar também prejudica a dispersão de poluentes e partículas sólidas suspensas no ar. Segundo o boletim da CETESB divulgado ontem às 15 horas, o ar apresentava qualidade regular na Capital e Grande São Paulo e inadequada nos Municípios de Osasco e Mauá. Depois de um longo período de estiagem, os modelos numéricos indicam o retorno de chuvas generalizadas para todo o Estado durante o final de semana.

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira (24/8): O sol predomina na maior parte do Estado e os ventos do quadrante norte mantém as temperaturas elevadas. As temperaturas atingem 33oC na divisa com o Mato Grosso do Sul – região de Presidente Prudente, Catanduva e Votuporanga. Nas regiões de Franca, São José do Rio Preto e Barretos ocorre variação de nuvens, mas não há previsão de chuvas.

Sexta-feira (25/8): O dia começa ensolarado e os ventos do quadrante norte contribuem para a rápida elevação das temperaturas. Áreas de instabilidade vindas do Paraná favorecem a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas entre a tarde e a noite. As elevadas temperaturas e os baixos índices de umidade do ar mantém elevado o potencial para queimadas no noroeste do Estado.

Sábado (26/8): A aproximação de um sistema frontal intensifica os ventos no sábado e provoca rajadas de vento no decorrer do dia. Mesmo com os ventos, o sol provoca a elevação das temperaturas, cujas máximas variam entre 28oC e 32oC. São previstas pancadas de chuvas para a faixa sul do Estado – divisa com o Paraná.

Domingo (27/8): Frente fria organiza nebulosidade, rajadas de vento e chuvas acompanhadas de trovoadas no domingo. A madrugada começa abafada, mas a nebulosidade mantém as temperaturas amenas no restante do dia.

Segunda-feira (28/8): A semana ainda começa com chuvas com intensidade que varia entre moderada a forte. As temperaturas entram em declínio em função de uma massa de ar frio.

Quadro de temperaturas

Nadja Marinho – meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto – capitão PM – diretor da DICOOR