Previsão do tempo para os próximos cinco dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

seg, 11/09/2000 - 12h34 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual
O sol e os ventos do quadrante norte contribuem para a rápida elevação das temperaturas no Estado de São Paulo. As imagens de satélite mostram um sistema frontal no Rio Grande do Sul, onde ocorrem chuvas desde as primeiras horas desta segunda-feira.
Na terça-feira, a frente fria chega a São Paulo, e provoca chuvas na maior parte da semana. Apesar da nebulosidade, o tempo permanece abafado em função dos ventos predominantes do quadrante norte.

Segunda-feira, dia 11
Sol e temperaturas em rápida elevação pela manhã. A aproximação da frente fria provoca rajadas de vento no decorrer da tarde e noite. A nebulosidade aumenta no fim do dia e há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas para a faixa sul do Estado, principalmente no Vale do Ribeira. O ar seco e as temperaturas elevadas geram um alto potencial de queimadas para as regiões de São José do Rio Preto e Barretos.

Terça-feira, dia 12
O dia começa abafado, porém com muita nebulosidade associada à aproximação da frente fria. São previstas chuvas com intensidade moderada a forte para a região central e sul do Estado. Alerta-se para a ocorrência de rajadas de vento na divisa com os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quarta-feira, dia 13
A frente fria mantém o tempo encoberto. As chuvas de maior intensidade concentram-se na área sul do Estado – que abrange as regiões de Registro, Marília e Presidente Prudente. Nas demais regiões, ocorrem chuvas em forma de pancadas entre o período da tarde e noite.

Quinta-feira, dia 14
A permanência da frente fria no Estado de São Paulo mantém o tempo instável. Na divisa com o Paraná ocorrem chuvas no decorrer do dia, enquanto que para o norte do Estado ocorrem chuvas em forma de pancadas no período da tarde.

Sexta-feira, dia 15
A frente fria enfraquece e ocorrem maiores períodos de sol. Com isso, as temperaturas entram em elevação no norte e centro do Estado de São Paulo. Persistem as condições de pancadas de chuva para as regiões de Registro, Marília e Presidente Prudente.

Cássia Maria Leme Beu – Meteorologista
Capitão PM Aurélio Sant’Anna Neto – Diretor da DICOOR