Previsão do tempo para os próximos cinco dias

nd

ter, 22/08/2000 - 11h16 | Do Portal do Governo

Análise

Nas imagens de satélite observa-se uma massa de ar seco atuando no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Essa massa de ar seco inibe a formação de nuvens e condições de chuva e causa uma tarde com temperaturas elevadas. Segundo os modelos numéricos, as frentes frias deslocam-se pelo oceano sem influenciar no tempo no Estado de São Paulo nos próximos dias. A ausência de chuvas prejudica a qualidade do ar, que às 15 horas de ontem já apresentava condições inadequadas nas estações medidoras da CETESB de Mauá e Santana, na Região Metropolitana.

Terça-feira, dia 22

Massa de ar seco causa um dia ensolarado e com temperaturas elevadas em São Paulo. Na Região Metropolitana, as máximas variam entre 28o C e 30o C, enquanto que nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, as temperaturas ultrapassam 32o C.

Quarta-feira, dia 23

Áreas de instabilidade vindas do Mato Grosso do Sul causam variação de nuvens no decorrer da quarta-feira, mas não há previsão de chuvas para o Estado. Os ventos predominantes do quadrante norte mantém as temperaturas elevadas. O calor e o ar seco contribuem para o surgimento de focos de incêndio, principalmente no noroeste do Estado.

Quinta-feira, dia 24

O tempo continua seco e com temperaturas elevadas. As condições atmosféricas são desfavoráveis à dispersão de poluentes, o que por sua vez prejudica a qualidade do ar. Permanecem elevados os riscos de focos de incêndio no Interior do Estado.

Sexta-feira, dia 25

A massa de ar seco e quente mantém o tempo ensolarado e com temperaturas elevadas na sexta-feira. Alerta-se para a alta concentração de poluentes no centros urbanos, devido à dificuldade de dispersão associada a massa de ar seco.

Sábado, dia 26

A aproximação de um sistema frontal vindo do Paraná causa rajadas de vento e aumento de nebulosidade no sábado. Há previsão de pancadas isoladas de chuva para a faixa sul do Estado. As temperaturas permanecem elevadas.

Cássia Maria Leme Beu – Meteorologista