Previsão do tempo para os próximos cinco dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 17/08/2000 - 10h30 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Tempo instável entre a quinta e sexta-feira com chuvas no Estado de São Paulo devido a área de baixa pressão em altitude e a propagação de uma frente fria pelo oceano durante a sexta-feira. A partir do final de semana as temperaturas entram em elevação em todo o Estado devido a presença de sol. A próxima semana permanece com tempo estável, temperaturas elevadas e umidade do ar baixa no período da tarde o que aumenta os riscos para focos de incêndios.

Quinta-feira (17/8):
A tarde ainda começa com sol entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta e ocorre chuvas em grande parte do Estado de São Paulo no final do dia e durante a noite, incluindo na Grande São Paulo e Baixada Santista, devido a propagação da área de baixa pressão em altitude. As temperaturas amenas na faixa leste com máxima em torno de 20ºC na Grande São Paulo, mas ainda causam sensação de frio. No oeste as temperaturas chegam aos 25ºC. A intensidade dos ventos aumenta no período da tarde e podem ocorrer rajadas de ventos isoladas.

Sexta-feira (18/8):
Uma frente fria propaga-se pelo oceano e mantém o tempo instável já pela manhã com chuvas moderadas no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista e Litoral Norte. A tarde o tempo mantém-se instável e com chuvas no leste, já no oeste o tempo permanece nublado, mas sem chuvas.

Sábado (19/8):
Tempo frio com neblina na faixa leste de São Paulo nas primeiras horas do dia reduzem a visibilidade da região. Durante o dia o sol aparece entre nuvens no leste e predomina no oeste, as temperaturas entram em gradativa e nas regiões de Presidente Prudente as temperaturas atingem 27ºC enquanto que na Grande São Paulo não passam de 25ºC, e proporcionam temperaturas agradáveis.

Domingo (20/8):
O tempo permanece estável, com sol e poucas nuvens sem chuvas em todo o Estado. Visibilidade boa e temperaturas em elevação, com máxima em torno dos 30ºC no oeste de São, abrangendo a região de Presidente Prudente. Umidade do ar baixa no Estado o que aumenta os riscos de focos de incêndios.

Segunda-feira (21/8):
O sol predomina no Estado de São Paulo, favorecendo temperaturas elevadas entre 14ºC a 26ºC na Grande São Paulo, no oeste as temperaturas variam entre 15ºC a 31ºC. Umidade do ar baixa e condições favoráveis à ocorrência de focos de incêndio no Estado.

Nadja Marinho – meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto – Capitão PM – diretor da DICOOR