Prevenção: Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza curso preventivo contra escorregamentos na S

nd

seg, 20/11/2000 - 15h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico, ministra nos próximos dias 20 e 21, em São Sebastião, um curso preventivo para escorregamentos na Serra do Mar, com treinamento voltado para funcionários da comissão municipal de Defesa Civil, voluntários e outros interessados. O curso vai acontecer na Sede Acadêmica da Associação de Arquitetos e Engenheiros Agrônomos de São Sebastião, à rua Três Bandeirantes, 116, no Centro. Tanto na segunda-feira, dia 20, como na terça-feira, dia 21, o curso começará às 9h30, sendo que na segunda à tarde, haverá atividades de campo (simulação de vistorias).
O objetivo principal do treinamento é evitar a ocorrência de mortes, com a remoção da população antes que escorregamentos atinjam suas moradias. As ações de que o Instituto Geológico participa contemplam, entre outros, cadastramento de áreas de risco nos municípios, vistorias de campo, cursos de treinamento para a população e defesas civis municipais, além de plantão 24 horas nos períodos de chuvas intensas. A operação acontece normalmente entre os meses de dezembro e março, abrangendo municípios do litoral norte e da Baixada Santista.

Cursos também em Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba

Os próximos cursos de treinamento preparativos para o PPDC, a serem ministrados pelos técnicos do Insituto Geológico, estão previstos para os próximos dias 22 e 23 em Ilhabela, 27 e 28 em Caraguatatuba, e 29 e 30 em Ubatuba.