Prevenção da conjuntivite deve se feita durante todo o ano

Secretaria da Saúde orienta quais cuidados devem ser tomados para evitar a doença

dom, 13/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde faz um alerta: os cuidados para prevenir a conjuntivite devem ser tomados não somente no verão, mas também o ano todo.  A doença apresenta incidência e transmissão todos os meses do ano.

Surtos de conjuntivite passaram a ser objeto de vigilância epidemiológica na década de 1980. Em 2003 foi implantado um sistema de monitoramento da doença para investigar e propor medidas de controle. Com a análise desses dados foi possível concluir que a conjuntivite tem uma alta incidência mesmo fora do verão, período em que era considerado o maior número de casos. 

Em 2009 foram registrados 153.102 casos da doença no Estado. Cuidados simples evitam que a conjuntivite se prolifere (veja dicas abaixo).

“O monitoramento sistemático da doença mostra que a prevenção à conjuntivite não pode ficar restrito aos meses de verão. É fundamental estar atento a medidas de higiene e outros cuidados”, afirma Norma Medina, diretora do Centro de Oftalmologia Sanitária da Secretaria.

A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. É de extrema importância agir corretamente no tratamento. Caso suspeite estar com conjuntivite, procure imediatamente um médico.

Dicas de como evitar a conjuntivite:

– Lave as mãos e o rosto com freqüência, com água e sabão;

– Evite coçar os olhos;

– Lençóis, travesseiros e toalhas devem ser de uso individual;

– Evite o uso de objetos (maquiagem, copo, toalha, travesseiro e etc.) de quem está com conjuntivite;

Da Secretaria da Saúde