Prevenção: Campanha de prevenção à Aids para o dia dos namorados será lançada nesta sexta-feira

Serão distribuídos 800 mil cartões postais acompanhados de preservativos

qui, 07/06/2001 - 15h35 | Do Portal do Governo

Será lançada nesta sexta-feira, dia 8, às 11 horas, a campanha de prevenção à Aids para o dia dos namorados. O lançamento acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Oitocentos mil (800.000) cartões postais acompanhados de um preservativo vão lembrar aos namorados a importância da prevenção à aids mesmo nas relações estáveis. Eles serão distribuídos, neste final de semana, aos freqüentadores dos cinemas do Grupo Severiano Ribeiro e do Espaço Abril de Teatro. Também vão receber pessoas que comprarem jornais e/ou revistas nos dias 11 e 12 em bancas de todas as capitais do País, clientes das revendedoras da Avon acessadas nas residências, além de funcionários das empresas que integram o Conselho Empresarial em Hiv/Aids.

O objetivo desta campanha, desenvolvida pelo Conselho Empresarial em Hiv/Aids em parceria com o Ministério da Saúde, é alcançar, principalmente, a população heterossexual, que hoje responde por 43,5% dos novos casos da doença no país.

A prioridade são as mulheres. Nos últimos cinco anos a aids tem crescido 9 vezes mais em mulheres do que em homens. Em 1985 havia uma mulher contaminada para cada 28 homens. Atualmente, esta relação é de uma mulher para cada dois homens. E 70% dos casos notificados entre mulheres foram contraídos por via heterossexual.

Com o aumento dos casos em mulheres, cresce também o número de crianças que contraíram o vírus Hiv das mães. Entre 1983-1990, 47% das crianças com a doença tinham sido infectadas durante a gestação, no momento do parto ou na amamentação. Em 2000, 90% dos casos de aids registrados em menores de 13 anos de idade foram por transmissão materno-infantil.

Conselho Empresarial Nacional em HIV/Aids

O Conselho Empresarial Nacional em HIV/Aids foi criado em 1998 pelo Ministro da Saúde José Serra para ampliar a participação do setor privado na prevenção e assistência às DST/HIV/Aids, já que dos 203.305 casos de aids registrados desde 1981, 90% encontram-se entre a faixa etária economicamente ativa, 15 a 49 anos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SESI, em 1997, 96% dos trabalhadores entrevistados sabem que o preservativo é a melhor forma de prevenção à aids, mas apenas 19% admitem utilizá-lo em todas as relações sexuais e 47% dizem nunca terem usado.

As empresas que fazem parte do Conselho: Abifarma, Editora Abril, Andrade Gutierrez, Avon Cosméticos, Bradesco, CNC-RJ, CNC-SESC, Ellus Indústria e Comércio, Federação Brasileira dos Hospitais, General Motors, Indústria Gessy Lever, Grupo Severiano Ribeiro, MTV, Natura Cosméticos, Nestlé Brasil, Odebrecht, Organizações Globo, Phillips do Brasil, Rede Globo, SESC, SESI, Sociedade Beneficiente Carlos Dumont Villares, Telecentrosul/Telepar, Unibanco, Varig, Industrias Villares, Volkswagen do Brasil e o Ministério da Saúde.

Data: Sexta-feira, dia 8 de junho de 2001
Horário: 11 horas
Local: Edifício FIESP – Av. Paulista, nº 1313, 10º andar – São Paulo-SP