Prevenção ao câncer de mama é ampliada nas escolas públicas

A pasta da Educação prevê a participação de quatro mil pessoas, entre alunas e professoras, até o fim do ano

qui, 23/10/2008 - 8h42 | Do Portal do Governo

A importância do auto-exame para a prevenção do câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo é o objetivo do Projeto Se Toque, que este mês começou iniciativa direcionada especificamente para professoras e alunas do ensino médio da rede estadual.

A ação de conscientização sobre câncer de mama foi lançada no ano passado, numa parceria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenpe), da Secretaria da Educação, com o Instituto de Desenvolvimento Social, que o concebeu. Passou a ser difundida por meio do Programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana, para uso dos moradores das vizinhanças, além dos próprios estudantes.

Na segunda quinzena de outubro, uma programação de palestras sobre prevenção e tratamento de tumores, realizadas por ginecologistas e mastologistas, foi iniciada para alunas e professoras. A intenção é que funcione como treinamento de agentes multiplicadores e subsidie as Diretorias de Ensino na elaboração de estratégias pedagógicas de divulgação do Se Toque para as comunidades.

A pasta da Educação prevê a participação de quatro mil pessoas, entre alunas e professoras, até o fim do ano, em todas as regiões da capital. Além de assistir às palestras, elas poderão esclarecer dúvidas diretamente com os médicos e receber indicações sobre os serviços de saúde mais próximos que realizam exames de mamografia, ultra-sonografia e Papanicolau.

A programação inclui a apresentação de peça teatral para demonstração do auto-exame de forma lúdica e a distribuição de um adorno, chamado de Colar da Vida. Feito de contas brancas de diversos tamanhos, simboliza as dimensões que os tumores podem ter e a idéia de que, quanto mais cedo eles são diagnosticados, maiores são as chances de cura da doença.

Se Toque: nova etapa

O Projeto Se Toque, divulgado por meio do Programa Escola da Família, inicia nova etapa. Quando começou, em 2007, foi direcionado à região de Campinas, numa iniciativa piloto. Foi levado para 48 escolas, de duas Diretorias de Ensino, que continuam até hoje as atividades relacionadas a ação. Em maio deste ano, teve início na capital. Atingiu cerca de seis mil pessoas desde então. Até novembro deve abranger as 17 Diretorias de Ensino da cidade, que reúnem 465 escolas. Falta ser levado a duas delas. “Embora a iniciativa não ocorrerá em todas as unidades escolares, a nossa expectativa é que seja difundido por toda rede de ensino estadual”, espera a coordenadora do Programa Escola da Família, Mary Kawauchi.

Simone de Marco, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)