Prestadoras de serviços organizadas

Leia também: Pesquisa da Unicamp revela: São Paulo não é apenas uma metrópole de serviços A indústria da Grande São Paulo demanda serviços cada vez mais sofisticados e com grande […]

dom, 02/03/2008 - 10h42 | Do Portal do Governo

Leia também:

Pesquisa da Unicamp revela: São Paulo não é apenas uma metrópole de serviços

A indústria da Grande São Paulo demanda serviços cada vez mais sofisticados e com grande base de conhecimento, como fabricação de software, programas de gestão e tecnologias inovadoras. “Essas prestadoras começam a oferecer serviços para a indústria e, depois, para outros segmentos, mais especificamente na automação de bancos e supermercados”, explica o economista Matteo.

O desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação tornou viável o surgimento de prestadoras de serviços organizadas de forma similar à industrial. “Há prestadora que atende à outra prestadora, que, por sua vez, atende à indústria. O encadeamento é tão forte que torna difícil uma definição precisa entre o que é indústria e o que são serviços”.

Matteo diz que há mais continuidades do que rupturas neste processo histórico e não se muda a característica de uma região apenas porque a economia está diferente. “Dizer que a metrópole industrial virou uma metrópole terciária é simplificar demais a história”.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

(S.M.)