Pressão alta atinge 25% das crianças e adolescentes

Refrigerante, macarrão instantâneo, lanches e alimentos industrializados são ricos em sódio e devem ser cortados

seg, 09/07/2012 - 13h30 | Do Portal do Governo

Crianças e adolescentes não estão livres da hipertensão arterial. Uma pesquisa feita com 284 pacientes da Casa do Adolescente de Pinheiros, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 25% deles apresentavam quadro de hipertensão arterial combinada com alto consumo de sódio na dieta, apesar da pouca idade (entre 10 e 17 anos).

Segundo o médico Arlindo Frederico Junior, do Centro de Saúde de Pinheiros, o índice constatado pode ser considerado preocupante porque a doença tende a se agravar com o tempo e trazer complicações no início da fase adulta como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, diabetes, doenças renais e até morte súbita.

O refrigerante é um dos grandes vilões na alimentação de crianças e adolescentes, já que tem concentração expressiva de sódio. O consumo de lanches e refeições semiprontas (fast food) e de salgadinhos também colaboram com os índices negativos. A primeira dica para os pais evitarem a pressão alta nos filhos é cortar o consumo excessivo de sal. Uma colher rasa de chá por pessoa/dia é a dose recomendada. 

Do Portal do Governo do Estado