Presos trabalham e estudam na penitenciária de Sorocaba

São 786 presos trabalhando e 300 estudando numa única Unidade Prisional

qua, 20/06/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Quem visita a Penitenciária II de Sorocaba, localizada há pouco mais de 100 Km da Capital paulista, tem a impressão de que não está entrando em uma unidade prisional. Na verdade a Penitenciária ganhou um visual bonito, florido e harmonioso com a produção de 10 mil mudas mensais, com mais de 100 espécies de plantas que também são doadas a outros estabelecimentos penais e órgãos públicos, como o Fórum e Academia do Barro Branco.

Os benefícios para os sentenciados que trabalham na produção de mudas e plantas ornamentais vão além da remição de pena, para cada três dias trabalhados, um é descontado; eles têm a oportunidade de aprender um novo ofício para que com suas próprias mãos possam produzir vida.

O Projeto Semear existe desde agosto de 2002, por iniciativa de um sentenciado que conseguiu mudar o aspecto da Penitenciária, no princípio eram produzidas mudas de “pingo-de-ouro” e, posteriormente, plantas ornamentais que hoje decoram o estabelecimento.

“Aqui estamos orgulhosos com nosso trabalho, referente ao nosso jardim com plantação de mudas de flores, que satisfaz o nosso cotidiano embelezando a transparência de nossa mente, pois é uma higiene mental, que satisfaz os nossos diretores sensibilizando também nossas visitas”, destaca o sentenciado que trabalha no Projeto Semear (A.A.N.).

É importante enfatizar que as empresas que firmam parcerias com as unidades prisionais não realizam apenas um trabalho de mão-de-obra, visando apenas o aspecto financeiro, mas sim, um maravilhoso investimento de cunho social, acreditando e colaborando com a ressocialização dos sentenciados.

Na Penitenciária II de Sorocaba trabalham atualmente 786 presos, sendo 674 do regime fechado e 112 do semi-aberto.

Outro trabalho bastante diferente realizado no Presídio é o de funilaria; 16 presos do regime fechado trabalham na montagem de caminhões, através de parceria firmada com a Empresa Transrebeca. A mesma empresa emprega ainda 37 presos do regime semi-aberto para serviços gerais.

Outras empresas utilizam mão-de-obra carcerária na Unidade: A “S.M.Biscuit” conta com o trabalho de 31 presos do regime fechado confeccionando artesanatos em biscuit e DMF (chapa de fibra de madeira) e a “Lançamentos”, fabrica carteiras de couro e na produção trabalham 100 presos do regime fechado.

Ao entrar no galpão de trabalho da firma Icaper Abragol, você tem a nítida sensação de que está dentro de uma grande fábrica, os funcionários-presos trabalham num ritmo frenético e o que é mais importante, num ambiente leve; por alguns momentos, você acaba esquecendo que a localização é dentro da Penitenciária. São fabricados rebolos e abrasivos e contam com 106 presos do regime fechado.

Ainda faz parte do quadro de trabalho da PII de Sorocaba a empresa Sfera Bola, costura de bolas de futebol; a Ric Etiquetas, confecção de etiquetas; a H.G.P, serviços gerais e Abtex, serviços de reciclagem.

Finalizando o aspecto trabalho, 16 presos do regime fechado trabalham na Funap Oficina, onde são fabricadas mesas de escritório até sua finalização, a pintura metálica. A produção dessa oficina é de aproximadamente 300 mesas mensais.

Estudo

Em parceria com a Funap – Fundação Prof.Dr.Manoel Pedro Pimentel – a Penitenciária II de Sorocaba já está na marca de 300 alunos.

As escolas pertencentes à rede Funap promovem a escolarização nos níveis de alfabetização, ensino fundamental e médio para homens e mulheres presos e a certificação é adquirida através de provas realizadas pela Cesu (Centro de Ensino Supletivo da Secretaria Estadual da Educação) por meio da eliminação de matérias.

A Funap fornece o material didático e o monitor orientador que coordena e qualifica os monitores presos.

“Educador Preso”- uma idéia que vem dando certo!

O Educador Preso, por ter o domínio da linguagem e da realidade dos presos, consegue provocar o maior interesse e a maior eficácia no processo educacional.

Na PII de Sorocaba, também são realizados os cursos de jardinagem, serigrafia, bijuteria, restauração de móveis e pintor de paredes, em parceria com a Funap.

Atividades Culturais

Além do coral, banda de samba e rap, a unidade conta com a oficina de teatro “Magia do Riso”.

A peça “Show Livre” é composta de sete atos, conta com a participação de oito atores, dois sonoplastas, um contra regra, supervisor e diretor.

O Grupo de Teatro vem trazendo alegria aos sentenciados da PII de Sorocaba. Para falar um pouco mais desse grupo precisaríamos de um capítulo especial.

Breve histórico

A Penitenciária “Dr. Antonio de Souza Neto” de Sorocaba foi inaugurada em dezembro de 1989. Na atual gestão foi destacada como modelo em educação e trabalho, por se tratar de unidade de regime fechado. Geralmente existe mais facilidade para parcerias com unidades de regime semi-aberto.

Finalizando, segue algumas palavras para reflexão: “Somos livres para escolher nossas ações, mas prisioneiros de suas conseqüências. Cada escolha em nossas vidas determina um fato no futuro. Cada fato, uma experiência inadiável.  Quem escolheu um dia a criminalidade, irremediavelmente estará marcado para sempre.

A sociedade julga, condena e exclui. E, ainda que você tenha pago todos os  teus delitos e mudado de vida, não estará livre das marcas. As marcas do “pré-conceito” e da desconfiança.”

Da Secretaria da Administração Penitenciária