Presidente Fernando Henrique libera recursos para desativação da Casa de Detenção do Carandiru

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 8 - Governador Geraldo Alckmin vai expor ao presidente o projeto de construção, já em andamento, de 11 novas unidade

qui, 07/06/2001 - 11h24 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin vai expor ao presidente o projeto de construção, já em andamento, de 11 novas unidades prisionais

O programa para a desativação da Casa de Detenção do Complexo do Carandiru recebe nesta sexta-feira, dia 8, do presidente Fernando Henrique Cardoso, o aporte de recursos federais de R$ 35 milhões, que serão aplicados na construção de 11 novas penitenciárias. No ato, que será realizado às 15 horas, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin vai expor ao presidente os detalhes do projeto, incluindo o cronograma das obras.

A Casa de Detenção do Carandiru será completamente desativada até março de 2002, data prevista para concluir a transferência da população de mais de sete mil presos para as novas unidades prisionais.

As 11 novas penitenciárias

Para abrigar os mais de sete mil presos que hoje ocupam a Casa de Detenção – 99% deles presos condenados em cumprimento de pena – o Governo do Estado, em parceria com a União, iniciou um novo esforço construtivo, acrescentando ao sistema penitenciário mais 11 unidades que totalizam 8.256 novas vagas. Serão nove penitenciárias compactas, com capacidade para 768 presos em cada uma, e dois Centros de Progressão Penitenciária (CPP), cada um com capacidade para receber até 672 presos. As novas unidades representam um investimento de R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos provenientes do Tesouro do Estado e 50% do Governo Federal.

Data: Sexta-feira, dia 8 de junho de 2001
Horário: 15 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes, Mezanino – 1º andar – Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo-SP

ATENÇÃO: O acesso dos profissionais de imprensa ao local do evento será feito pela escadaria principal, mediante identificação funcional.