Presidente do Fussesp participa de bazar beneficente no Colégio Dante Alighieri

Peças produzidas por alunos do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade serão vendidas no bazar

qua, 06/12/2006 - 14h10 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Renéa Lembo, participou nesta quarta-feira (6/12), do bazar beneficente realizado no Colégio Dante Alighieri, na região dos Jardins. As peças produzidas por alunos do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fussesp e por outras instituições são vendidas no evento, organizado pelo Instituto de Solidariedade (ISO), entidade sem fins lucrativos.

O dinheiro arrecadado na venda das peças, confeccionadas nas oficinas do Fundo, será usado na compra de um kit costura que será doado, no dia 14, aos 600 formandos que participaram dos cursos este ano.

O Fussesp oferece cursos para jovens a partir dos 18 anos. Eles aprendem técnicas de costura para fabricação de bichos e bolsas em tecido, colchas, porta – travesseiros e almofadas bordadas, bordado em linha e em pedraria. Além disso, descobrem a técnica para patchwork, pontos especiais de bordados e encadernação em tecido e couro.

Os jovens produziram nas oficinas camisetas bordadas, caixas de papelão de diferentes formatos, forradas na parte exterior por panos bordados, porta-retratos que combinam com as caixas, almofadas, edredons, jogos americanos, agendas, bolsas bordadas, porta – sapatos e outros produtos.

Na Capital, o Programa de Geração de Emprego e Renda é desenvolvido junto aos líderes comunitários e entidades sociais cadastradas pelo Fussesp. O objetivo é a capacitar a população carente, ampliar as oportunidades de trabalho e criar condições para o aumento de renda.

Segundo Regina Von Christian, assessora de evento do Fundo Social, a entidade investe no desenvolvimento social das pessoas, valorizando ações que buscam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida.

Ela afirmou que o enfoque principal do Fussesp é a criação de programas e parcerias com a iniciativa privada para estimular a geração de emprego e renda, por meio da capacitação de multiplicadores.

A coordenadora dos cursos, Laura Nomura, disse que já foram capacitadas nestes dois anos cerca de duas mil pessoas. “Esses jovens aprendem uma profissão e, quando voltam para suas comunidades, tornam-se multiplicadores do conhecimento porque ensinam o que aprenderam para os outros”, declarou.

Laura informou que as oficinas têm duração de seis semanas, em média, e são realizados de 2ª a 6ª feira na sede do Fundo Social, no Parque da Água Branca.

A presidente do Instituto de Solidariedade, Marina Desgualdo, informou que a instituição foi criada em 1996, em parceira com o Fussesp, para auxiliar na administração das Casas I e II , que desenvolvem atividades em períodos alternativos as aulas escolares para cerca de 500 crianças, de 6 a 16 anos. “Hoje temos alguns cursos profissionalizantes nessas casas”, afirmou.

De acordo com Marina Desgualdo, o ISO cresceu e hoje é parceiro de 60 entidades beneficentes em vários projetos. “Escolhemos algumas dessas entidades para expor os produtos aqui no Colégio Dante Alighieri porque não tínhamos condições de trazer todas”.

André Muniz