Presidente da Fundação CASA permanece por mais quatro anos

Governador do Estado decreta novo mandato de Berenice Giannella

qui, 14/05/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra decretou a continuidade de Berenice Gianella à frente da Fundação CASA por mais quatro anos. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira.

A renovação de Berenice no comando da instituição foi possível graças ao artigo 9º. do estatuto da Fundação CASA. O texto diz que um presidente pode ficar por até quatro anos no cargo, com possibilidade de uma recondução pelo mesmo período. Berenice assumiu a entidade em 2005 e o primeiro mandato terminaria no dia 6 de junho.

A gestão da presidente à frente do órgão trouxe mudanças como o aprofundamento do processo de descentralização em unidades distribuídas pelo interior do Estado, redução do número de rebeliões e ocorrências graves, melhoria de indicadores fundamentais (como a queda na taxa de reincidência), reformulação do quadro administrativo e valorização dos servidores.

“Esta recondução é o reconhecimento e apoio do Governo do Estado não a minha figura, mas ao trabalho que vem sendo desenvolvido e à política que resultou numa mudança substancial do atendimento prestado ao adolescente em medida socioeducativa em São Paulo. Como hoje até a imprensa reconhece, a Fundação CASA apagou a antiga Febem”, afirmou a presidente.

Fundação CASA

A Fundação CASA substituiu a antiga Febem em dezembro de 2006. A instituição não registra rebeliões ou motins há pelo menos cinco meses. Em 2007, foram três ocorrências, contra 28 em 2006 e 53 em 2005.

O sucesso da nova fórmula se deve à descentralização do atendimento com a construção de pequenas unidades no interior do Estado, projeto iniciado a partir de 2006 com o governador José Serra. Ao todo, há 39 novas unidades em funcionamento no interior e na Grande São Paulo – a meta é chegar a 57. Cada unidade tem capacidade para apenas 56 internos.

Algumas medidas utilizadas para a reintegração dos menores são a divisão conforme o grau de periculosidade, educação continuada, acompanhamento médico e psicológico. Neste período de mudanças, os funcionários da Fundação passaram por processos de capacitação, desenvolvidos por uma Escola de Formação e Capacitação criada pela CASA em 2006.

Da Fundação CASA